Data Center Homepage Newsletter

Quase metade das empresas portuguesas não utiliza inteligência artificial

Por a 10 de Outubro de 2018 as 11:48

inteligência artificialApesar de as aplicações de inteligência artificial serem a grande prioridade digital das empresas portuguesas, quase metade não utiliza inteligência artificial ou sequer iniciou um projeto piloto para testar a tecnologia.

A conclusão é de um estudo europeu, denominado “Inteligência Artificial na Europa” e realizado pela EY a pedido da Microsoft, que conclui: “As empresas portuguesas estão abaixo da média europeia no que diz respeito à aplicação de inteligência artificial na sua atividade. Esta conclusão resulta do facto de 45% das empresas nacionais não ter ainda iniciado qualquer piloto de inteligência artificial, por comparação à média europeia, de 29%”.

Apesar disso, 82% das empresas nacionais revelam ter programada a entrada em fase piloto ou o lançamento de iniciativas de inteligência artificial. Para as empresas portuguesas faz sentido utilizar a tecnologia para desenvolver soluções nas áreas de tecnologia de informação, digital, serviço a cliente e investigação e desenvolvimento.

Um total de 64% das empresas nacionais reconhece ainda que esta tecnologia vai ter um impacto significativo nas respetivas indústrias, nomeadamente, através do surgimento de novas empresas e startups, assim como no lançamento de novos produtos, serviços e modelos de negócio. Um valor acima da média europeia, que se situa nos 37%.

O estudo identifica ainda o top três de riscos identificados para o negócio: obrigações regulamentares encabeçam a lista, com mais de 50% das empresas nacionais a considerar que são necessárias guidelines claras e regulamentos quando se implementam soluções de inteligência artificial. O impacto no pessoal e o overload de informação e de dados foram ainda destacados como desafios para a implementação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *