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Retrato do marketing de influência em Portugal

Por a 27 de Setembro de 2018 as 16:10

omnicanalManuel Albuquerque, CEO da Primetag, apresentou ontem em primeira mão dados sobre o mercado português de influência, por ocasião da 28ª edição do congresso anual da Associação Portuguesa das Comunicações (APDC).

“Há 2.100 influenciadores portugueses identificados com mais de dez mil seguidores no Instagram e com taxa de engagement superior a 2%”, adiantou Manuel Albuquerque, acrescentando que, entre abril e junho de 2018, “foram criadas 87 mil publicações, gerando 636 milhões de interações”.

O futebolista português, responsável por 60% daquelas interações, é o maior influenciador masculino na rede social Instagram. Já a modelo Sara Sampaio é a mulher mais influente.

“Ao longo do ano deverão ser criados 374 mil conteúdos, imagens e vídeos, que irão gerar cerca de 2.870 milhões de interações”, prevê o CEO da Primetag.

Boas práticas da influência

Na conferência foi enaltecida a importância do carácter genuíno da comunicação e da transparência da ligação entre marcas e influenciadores como as regras de ouro do marketing de influência.

“É fundamental perceber qual o objetivo de uma campanha de marketing de influência porque toda a seleção de redes sociais e influenciadores vai depender desses objetivos. É preciso ter uma abordagem analítica e não emocional para podermos garantir que as campanhas trazem retorno”, alerta Manuel Albuquerque. “E é também fundamental ser capaz de medir os resultados da campanha, não em likes mas através das métricas relevantes, e que variam consoante os objetivos e as redes definidas”, acrescenta.

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