Homepage Newsletter Ponto de Venda

Bureau Veritas lança tecnologia para rastrear produtos desde a origem à mesa

Por a 26 de Setembro de 2018 as 12:44

TunaO Bureau Veritas lançou uma plataforma, denominada Origin, para rastrear os produtos desde a origem até à prateleira do supermercado.

A empresa especializada em testes, inspeções e certificação desenvolveu a plataforma Origin para as marcas, mas são os consumidores os beneficiários, uma vez que, através de um equipamento mobile, poderão ler o QR Code presente na embalagem e ter acesso à história do produto que estão a comprar.

Para usufruírem da plataforma, as marcas têm de investir nos direitos de acesso à plataforma, registar os produtos e inserir informações como a sua origem, a localização do produtor, a data de recolha ou colheita, o seu percurso, entre outros dados relevantes para o consumidor.

O Bureau Veritas considera que a grande vantagem de ser a própria empresa de inspeção e certificação a desenvolver esta plataforma é o facto de garantir credibilidade à informação disponibilizada, através da sua experiência em testes e auditorias. A empresa vai, por exemplo, levar a cabo auditorias espontâneas às marcas para confirmar a veracidade dos dados introduzidos na plataforma.

“A ideia é combinar numa só aplicação os conceitos de transparência, segurança e facilidade, não só para os consumidores finais, mas também para os diferentes intervenientes no processo de produção – sejam eles fábricas, produtores, cadeias de distribuição ou supermercados”, explica a empresa.

O Bureau Veritas encontra-se em negociação com cadeias alimentares para dar início ao projeto e prevê em janeiro  ter a plataforma operacional em parceria com uma empresa desta área de atividade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *