Data Center Homepage Newsletter

Pressão salarial em Portugal está a aumentar em setores altamente qualificados

Por a 24 de Setembro de 2018 as 14:59

trabalhoPortugal está entre os países com maior pressão salarial em setores altamente qualificados, como sucede com as tecnologias da informação, revela o Hays Global Skills Index.

Sendo apenas ultrapassado pela Suécia e pela Nova Zelândia, Portugal tem uma pressão salarial elevada em setores  em que não consegue formar suficientes profissionais com qualificações, constituindo as tecnologias da informação um exemplo paradigmático.

“A escassez de profissionais em alguns setores altamente qualificados está a tornar-se num desafio a nível nacional. É fundamental que os intervenientes no mercado laboral trabalhem em conjunto para enfrentar este problema que, muito em breve, poderá prejudicar o crescimento do país e impedir-nos de aproveitar todas as oportunidades que este contexto económico positivo pode proporcionar-nos”, considera Paula Baptista, managing director da Hays Portugal.

Nesta lógica, os salários pagos nesses setores estão a crescer a uma velocidade superior aos praticados em áreas que exigem níveis mais baixos de qualificação. Portugal, segundo o índice, apresenta um valor de 9,9 numa escala de 0 a 10, sendo apenas ultrapassado pela Suécia e pela Nova Zelândia, ambos avaliados com 10.

O Global Skills Index, que tem uma amostra de 33 países, analisa o mercado de trabalho qualificado e mede a facilidade de as empresas terem acesso a trabalhadores qualificados. “Analisando o total dos países analisados neste relatório, conclui-se que o crescimento económico global não está a gerar a melhoria esperada na produtividade ou no crescimento dos salários”, refere o documento.

A nível global, a pontuação do índice aumentou este ano de 5,3 para 5,4 valores, um sinal de que o mercado de trabalho está sob maior pressão. Na base deste aumento está o desequilíbrio entre as competências que os trabalhadores possuem e as que os empregadores procuram.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *