FMCG Homepage Newsletter

A cachaça não é só para caipirinhas

Por a 24 de Setembro de 2018 as 12:53

CachaçaO consumo de cachaça é cada vez mais diversificado. Seja para fazer um cocktail, acompanhar uma refeição ou aprimorar um prato, a cachaça ganha adeptos em Portugal

O consumo de cachaça em Portugal extravasa hoje o universo das caipirinhas. Os portugueses utilizam cada vez mais a bebida para fazer cocktails, aprimorar receitas culinárias e acompanhar refeições. As vendas da marca brasileira Cachaça 51 em Portugal, o principal mercado de exportação da empresa produtora Cia. Muller, refletem a tendência de crescimento do consumo desta bebida no mercado português. A marca chegou a Portugal há 23 anos pela mão da distribuidora Viborel. Durante esse período, as vendas cresceram em média quatro por cento, anualmente. No último ano, em 2017, as vendas subiram 3,5% em relação ao anterior. E a senda de crescimento vai continuar, avisa Pedro Rocha, diretor de marketing da Viborel. “Este ano, a marca deverá crescer entre 12% a 15% no mercado português”.

Para mostrar aos portugueses que a cachaça é muito mais do que uma bebida para fazer caipirinhas, a marca contou com a ajuda de bartenders. “A criatividade dos bartenders levou à realização de cocktails surpreendentes e sofisticados e à reinterpretação de clássicos feitos com cachaça”. Além disso, a bebida tem semelhanças com o vinho quando harmonizada com determinadas refeições, diz Pedro Rocha. “Similar ao vinho, a cachaça acentua o sabor e os aromas quando harmonizada com alimentos, criando uma experiência única de paladar”.

A Cachaça 51 tem uma quota de mercado de 60% nas vendas de cachaça no mercado nacional. “O consumo em Portugal tem evoluído de forma bastante positiva, pautado não só pelo background da marca, desde logo o reconhecimento da marca e a sua notoriedade, mas também, e sobretudo, pela aposta em diferentes ações estratégias que têm vindo a ser realizadas nos canais on e off trade”, considera o diretor de marketing da Viborel.

Estratégia de longo prazo

Enquanto distribuidor de um portefólio diversificado de marcas, a Viborel elabora em parceria com o dono da marca uma estratégia de comunicação a longo prazo. A meta é criar valor e brand awareness junto do target. “É o que está a acontecer este ano com Cachaça 51, um reforço do posicionamento da marca com a presença em main events, nas áreas de música, desporto, entre outras, e com os embaixadores Bárbara Taborda, João Montez e Paula Bollinger que imprimem ainda mais valor à marca”, explica.

Em particular no canal off trade, a estratégia passa pelas ações promocionais e fora do comum. “No canal off trade trabalhamos para aumentar o nosso ciclo promocional e as ações diferenciadoras, para potenciar a visibilidade do produto nos pontos de venda. Investimos e apostamos na comunicação e no trabalho com influenciadores e participamos em grandes eventos, como o Estoril Open, o Rock in Rio, a Volta a Portugal e ainda nos Fox Sunset e Fox Halloween”, exemplifica Pedro Rocha.

O consumo de bebidas destiladas em Portugal representa 11% do total de bebidas alcoólicas. Dentro das destiladas, a cachaça está entre as bebidas que mais crescem. “É a categoria que mais cresce nos destilados, a seguir à vodka, aumentando cerca de 15% ao ano”, revela.  Tirando partido da ligação de que cachaça tem com Portugal, Pedro Rocha pretende alavancar a posição da marca no mercado nacional, onde comercializa duas referências: Cachaça 51 e Cachaça 51 Gold, envelhecida em barris de carvalho.

A Cia. Muller exporta a Cachaça 51 desde a década de 1990. Atualmente, a bebida é vendida em mais de 50 países, entre os quais se destacam Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, EUA, Chile e Japão. No Brasil, a marca vende 104 doses por segundo. A cachaça representa 80% do consumo de destilados daquele país. “O consumo desta bebida é dez vezes maior do que o de vodka e 13 vezes maior do que o de whisky”, conclui.

*Artigo originalmente publicado na edição impressa de setembro do Jornal Hipersuper

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *