Bens de grande consumo crescem 2% à boleia das marcas de fabricante
As vendas de bens de grande consumo cresceram 2% na quadrissemana de 16 de julho a 12 de agosto de 2018, em relação a igual período do ano passado. Segundo os dados do scantrends da Nielsen, são as marcas de fabricante, “uma vez mais, a sustentar este crescimento, com um dinamismo de 2,7%”. As marcas da distribuição, pelo contrário, mantêm as suas vendas estabilizadas no período em análise pela consultora.
As vendas da área alimentar subiram 1,9%. “Ao contrário do período homólogo, em que cresciam de forma similar, nesta quadrissemana regista-se um crescimento bastante superior das marcas de fabricante (+3,3%) versus um ligeiro decréscimo nas marcas de distribuição e primeiros preços (-0,4%)”, explica a Nielsen.
A divisão de bebidas, e após dois períodos de decréscimos, é nesta quadrissemana uma das categorias mais dinâmicas, com um crescimento de 3%. “As marcas da distribuição apresentam um dinamismo de 5,2%, enquanto as marcas de fabricante crescem 2,6%”, acrescenta a consultora.
Na categoria de higiene do lar as vendas subiram 3,3%, que representa o maior crescimento da quadrissemana. “São as marcas de fabricante que suportam este crescimento, aumentando 4,6% enquanto as marcas da distribuição permanecem estáveis (+0,5%)”, explica.
Por último, a área de higiene pessoal que permanece estável neste período (+0,2%). “As marcas da distribuição mostram-se dinâmicas, com um crescimento de 2,7%, sendo as principais dinamizadoras da categoria na quadrissemana. Já as marcas de fabricante decrescem 0,5%”, conclui.