Data Center Homepage Newsletter

As sete principais tendências do mercado de trabalho

Por a 10 de Setembro de 2018 as 15:21

negocios escritorioApesar dos avanços das tecnologias de automação e de robótica, as competências humanas serão um dos fatores mais determinantes no futuro do mercado de trabalho, segundo um estudo da consultora de recrutamento especializado Michael Page.

“As competências humanas continuarão a ser fundamentais, não obstante os avanços tecnológicos no mercado de trabalho.  Apesar dos desenvolvimentos na automatização e robótica, a tecnologia irá complementar, agilizar e redefinir os empregos existentes e não substituí-los, revela o estudo.

“A apreciação, a curiosidade, a determinação do sentido de situações complexas e a contribuição criativa não poderão ser substituídas por máquinas. (…) As competências sociais e humanas serão sempre valorizadas”, refere Vasco Teixeira, Manager da Michael Page Information Technology em Lisboa, citado em comunicado.

Em parceria com os analistas de tendências da plataforma Foresight Factory, a consultora Michael Page identifica as sete principais tendências do local de trabalho a ter em atenção.

  1. CV do futuro: O formato tradicional deixará de existir. No futuro, este será um espaço interativo e personalizado, impulsionado pela inteligência artificial.
  2. Inteligência artificial emocional: Os avanços na inteligência artificial estão a dar origem a uma nova geração de chatbots inteligentes (programas de computador que simulam uma conversa) e plataformas automatizadas de contacto com o consumidor.
  3. Competências fluídas (Liquid Skills): A evolução exponencial da tecnologia, obriga a que os indivíduos reforcem a sua flexibilidade e a adaptabilidade, desenvolvam novas competências (fomentadas pelos empregadores) e adotem novos locais de aprendizagem.
  4. Pirataria informática biológica: Desde implantes de microchips, que permitem aos colaboradores abrir portas, iniciar sessão em terminais ou pagar bens, às tecnologias vestíveis, espera-se um futuro em que a tecnologia irá pressionar o potencial da humanidade.
  5. Realidade aumentada como uma nova ferramenta de negócios: A nova tecnologia de realidade aumentada permite aos indivíduos obter experiências personalizadas. As equipas do futuro devem saber adaptar-se a um cenário de realidade mista e em colaboração digital.
  6. O impacto dos robôs nos empregos: Embora os robôs e a inteligência artificial venham a desempenhar muitas funções, humanos e máquinas devem cooperar e interagir para uma maior eficiência. Os robôs colegas ou “cobôs” serão uma realidade.
  7. Cadeia de blocos: A cadeia de blocos proporciona novas formas de armazenamento de informação (que devem estar em conformidade com o RGDP) de autenticar processos e de fazê-lo de forma transparente e segura para a proteção da vulnerabilidade dos dados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *