Homepage Logística Newsletter

Entrevista. “70% das empresas não considera investir em frota própria”

Por a 30 de Agosto de 2018 as 11:24

FranciscoPinto_EuropcarPortugal“A maior tendência na área da mobilidade são a flexibilidade e a especialização, fazendo do aluguer de longa duração flexível a tendência do futuro”, considera em entrevista ao Hipersuper Francisco Pinto, Head of Vans & Trucks Europcar Portugal

Quais as grandes tendências na área de veículos comerciais de mercadorias?

A maior tendência nesta área da mobilidade são a flexibilidade e a especialização, fazendo do aluguer de longa duração flexível a tendência do futuro. A segunda grande tendência será a digitalização de todos os processos, tanto no seio das empresas como entre todos os operadores e parceiros dos vários setores.

A relação com o automóvel e a frota mudou no geral e a propriedade já não é vantajosa nem ambicionada, tanto ao nível das empresas como dos particulares. Para os particulares admito exceções em que o automóvel consegue conquistar o ser humano pela emoção e fascínio que o carro provoca. O aluguer é, no entanto, cada vez mais uma realidade e mais de 70% das empresas não considera investir numa frota própria.

Quais as vantagens do aluguer para as empresas?

Aumenta a flexibilidade e diminui os custos. A frota estará sempre adaptada às necessidades na sua tipologia, duração e quantidade por um custo muito competitivo.

Nas durações mais curtas, a Europcar já era uma presença histórica. Para as durações mais longas, criou um novo produto de aluguer de longa duração, com tudo incluído, que vai justamente ao encontro daquilo que é a necessidade de grande parte dos clientes. Oferecemos seguro, assistência em viagem, veículo de substituição e manutenção por uma renda muito competitiva.

O aluguer é a solução para a mobilidade que traz flexibilidade a todos os processos e tarefas no dia-a-dia de uma empresa e é uma opção cada vez mais predominante no mercado.

Como deverá evoluir o mercado nos próximos anos?

O mercado está em constante mudança e evolução. A nova distribuição, o mercado de proximidade, as limitações de circulação nas grandes cidades com novas tipologias de viaturas e a respetiva especialização das mesmas serão fatores que justificam o crescimento deste mercado.

Que serviços oferece a Europcar através da divisão de veículos comerciais de mercadorias?

O serviço de vans&trucks destaca-se pela frota extensa e diversificada, disponível em toda a rede de estações Europcar Portugal. A nossa frota comercial integra desde o ligeiro comercial aos furgões, das Chassis Cabine com contentor às básculas, às caixas abertas basculantes e à frota de frigoríficos furgão e contentor. Os volumes vão dos dois aos 20 m³ e com múltiplas capacidades de transporte de passageiros e capacidades de carga. As opções de equipamentos são numerosas para ir ao encontro das necessidades de cada empresa.

Qual a faturação desta divisão? Como deverá evoluir o volume de negócios este ano?

O volume de negócios evoluiu positivamente no primeiro semestre de 2018, face ao período homólogo, com um crescimento superior a 20%.

É notório o efeito da retoma da economia em vários setores, como a construção, o turismo e a distribuição, com a oferta de novos serviços e com um esforço de modernização relevante.

Qual o peso da área de retalho na categoria de veículos comerciais?

O mercado das empresas representa uma grande fatia nos alugueres dos veículos comerciais da Europcar Portugal. As empresas têm necessidades distintas. A tipologia de veículos e a duração é distinta. O público utiliza furgões de menor volume e por períodos mais pequenos. As empresas alugam maioritariamente por durações mais longas e furgões de maior volume com capacidade de carga mais elevada. Os veículos de Chassis Cabine e com características mais técnicas são de utilização quase exclusiva das empresas. As durações mais longas e o maior valor das viaturas acentuam o peso das empresas.

*Entrevista originalmente publicada na edição de agosto do jornal Hipersuper

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *