Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Entrevista: “A Vaca que ri vale 30% das vendas do grupo Bel”

Por a 18 de Julho de 2018 as 15:31

Joana Vinagre, senior brand manager da marca A Vaca que ri, revela em discurso direto qual a estratégia da Bel para a marca de queijo e faz um balanço do desempenho dos produtos nos primeiros seis meses do ano

Quais as vendas da marca no primeiro semestre do ano?

Em 2018, a marca A Vaca que ri tem mantido uma tendência de crescimento bastante positiva. No primeiro semestre, as vendas em volume e em valor cresceram entre cinco a seis por cento acima de 2017.

Como é a faturação esperada no final do ano? Quanto pesa a marca nas vendas do grupo Bel?

Quanto mais maduras são as marcas, mais difícil é apresentar, ano após ano, crescimentos elevados e acelerados. Não obstante, A Vaca que ri espera terminar o ano com uma faturação entre os seis e os sete por cento acima do ano anterior, o que per si é um resultado muito positivo para uma marca com quase 100 anos de existência.

Os drivers deste crescimento assentam muito no que é o coração da marca, os famosos triângulos, seja na sua versão original ou na light), mas também no A Vaca que ri Palitos, assumidamente focado nos lanches out-of-home, com produtos fáceis e rápidos de consumir on-the-go.

No que concerne às vendas do grupo, a marca contribuí com um robusto e saboroso triângulo de cerca de 30%.

Qual tem sido a estratégia da marca para conquistar os consumidores nos espaços de retalho?

O crescimento que temos vindo a assistir é fruto da estratégia de posicionamento da marca assente na “Ocasião Lanches”. Com uma vasta gama de produtos: triângulos, queijo para barrar, fatias ou palitos de pão tostado, oferece opções perfeitas e saborosas para toda a família. Em casa, em viagem, no trabalho ou no recreio, a marca tem produtos que satisfazem todos os gostos e todas as vontades, para as pausas ao longo do dia e entre as refeições.

Paralelamente, a marca aposta na inovação, colmatado alguns gaps no que concerne a ofertas de snacking saudável. O novo A Vaca que ri light com palitos de pão integral, lançado no final do ano passado, veio colmatar um gap importante ao segmento, em termos de ofertas para um target de consumo mais adulto. Ideal para levar na mala ou no saco do ginásio, tem todo o sabor com menos calorias.

Que produtos lançaram este ano?

Este ano, em junho, foi lançado outro produto, também para um target mais adulto e preocupado com a alimentação equilibrada: A Vaca que ri 24 porções light, uma oferta maior e mais económica para os heavy consumer de triângulos. Outra grande vantagem dos produtos é poderem estar fora do frio. Nos pontos de venda, é recorrente ver os produtos da marca em inúmeros expositores e teatros de loja, sempre com decoração impactante que visa comunicar para um duplo target: crianças e pais.

As mensagens são claramente distintas: para as crianças o material POS enaltece o lado mais fun da marca, cujo ícone é a nossa vaquinha vermelha com brincos e sempre a rir, e para os pais destacamos a riqueza nutricional dos produtos que não contêm açúcares, corantes, conservantes nem aromas artificias adicionados.

Esta dualidade entre o lado fun e nutricional da marca, aliado a materiais impactantes, para além de ajudar a criar buzz no ponto de venda, funciona muito bem no reassurance de qualidade aos pais. Não é por acaso que A Vaca que ri tem 97% de brand awereness e está presente em metade dos lares portugueses com crianças.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *