Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Número de queixas nas compras online está a aumentar

Por a 17 de Julho de 2018 as 15:40

Super OnlineO número de queixas dos consumidores portugueses relativamente às compras online está a aumentar. As queixas apresentadas pelos portugueses na Plataforma De Redução de Litígios em Linha (ODR) aumentaram 23,6%.

Esta plataforma foi desenvolvida para resolver litígios relacionados com as compras na Internet sem recurso à intervenção dos tribunais. Desde 2016, ano do seu lançamento, que esta plataforma recebeu 2.572 queixas apresentadas por consumidores portugueses.

“Comprar e vender online no espaço da União Europeia torna-se bastante mais fácil graças ao Mercado Único Digital. Contudo, este mercado cria também maiores desafios. Com ferramentas como a plataforma ODR, a Comissão Europeia pretende tornar o comércio online mais seguro e justo”, afirma Sofia Colares Alves, chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal.

Segundo os números avançados pela plataforma, as empresas portuguesas são as mais visadas pelas queixas. Os consumidores portugueses apresentaram 1.181 queixas sobre empresas portuguesas. Seguem-se as empresas espanholas que foram alvo de 493 queixas. Sobre as empresas britânicas recaíram 260 reclamações. Já as empresas alemãs foram alvo de 233 pedidos de resolução de litígio.

No âmbito da União Europeia, as companhias aéreas são as mais visadas pelas queixas. As companhias aéreas são seguidas pelas empresas que vendem vestuário e pelos produtos de tecnologia da informação e da comunicação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *