Walmart de saída do mercado japonês
A Walmart pretende vender a cadeia de supermercados japonesa Seiyu e já terá feito abordagens a grandes retalhistas e a fundos de investimento para concretizar o negócio.
A venda poderá concretizar-se por um valor entre os 2,3 mil milhões de euros e os 3,8 mil milhões de euros, segundo o jornal Nikkei, citado pela Reuters.
Este negócio faz parte do plano de reorganização dos negócios externos da Walmart, que está a desinvestir em alguns mercados e a querer apostar na China e na Índia.
O gigante norte-americano anunciou recentemente a venda das suas participações no mercado brasileiro à Advent International.
A Walmart entrou no mercado nipónico em 2002 através da aquisição de 6,1% da Seiyu. Em 2005, a cadeia de retalho norte-americana adquiriu uma posição maioritária, tendo depois comprado a totalidade da cadeia de supermercados japonesa.
Outros grandes retalhistas japoneses também saíram do Japão devido à baixa rentabilidade do negócio naquele mercado. Foram os casos da Tesco, em 2011, e da Carrefour em 2005.