Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Opinião

Carreira no Retalho: Cinco características comuns aos melhores perfis do setor

Por a 9 de Julho de 2018 as 11:58

Luís Mouta Dias, senior consultant Michael Page

Se for tida em conta a complexidade de áreas, estruturas, canais de venda e culturas organizacionais existentes no retalho, facilmente se compreende o dinamismo e a multiplicidade de fatores envolvidos no recrutamento de profissionais deste setor. As próprias características base da profissão, envolvendo rotatividade horária, picos de intensidade laboral, constante atualização e o foco no curto prazo, fazem com que o trabalho de identificação de potencial nesta área seja um enorme desafio.

Ainda assim, fruto da experiência de contacto com profissionais de excelência em diferentes ramos do setor retalhista, é possível identificar um conjunto de características que, com maior ou menor expressão, são uma presença evidente no seu perfil. Alguns fatores de sucesso que poderão servir de referência para quem inicia agora o seu percurso nesta área de atividade:

  1. Perfil analítico: Cada vez mais, o perfil bem-sucedido no retalho posiciona a sua e
    Luís Mouta Dias_Michael Page

    Luís Mouta Dias, senior consultant Michael Page

    mpresa na sua realidade económica e financeira, definindo estratégias e gerindo o seu trabalho como se do seu próprio negócio se tratasse. À medida que cresce neste setor, terá acesso privilegiado a importantes áreas do negócio, pelo que “ser bom com números” é um critério base de uma boa carreira nesta área

  2. Perfil de liderança: É expectável que a determinada altura do seu percurso lhe seja proposta uma posição de gestão de pessoas. Muitos profissionais identificam este desafio como o mais complexo de todos, nomeadamente ao nível da gestão de conflitos e da tomada de decisão. Para ser bem-sucedido, é imprescindível que a sua equipa confie em si e nas suas decisões, pelo que a sua segurança e credibilidade são o seu principal aliado. Depois, é importante dar o exemplo do que quer ver (bem) feito, representar como ninguém os valores da sua empresa e, acima de tudo, ser justo nas suas ações. Cumprindo estes critérios, estará a ser fiel a uma liderança adequada, independentemente do seu estilo.
  3. Perfil de comunicação: Parece um enorme cliché, mas a verdade é que é impossível ser bem-sucedido em modo geral e também em particular no retalho sem possuir boas competências comunicacionais. É importante ter em conta que comunicar bem nem sempre significa empregar um vocabulário rico ou utilizar um discurso formal; a arte da comunicação reside na capacidade de a adaptar eficazmente ao interlocutor, pelo que muitas vezes terá que desempenhar diferentes personagens no contacto com o seu cliente, interno e externo. Os perfis bem-sucedidos dominam totalmente esta ferramenta, que é também um excelente indicador do seu potencial nas vendas.
  4. Perfil de resultados. Muitos dos perfis de excelência no retalho, independentemente da posição ou grau hierárquico que ocupam, são ou foram ótimos vendedores. Bons resultados nas vendas têm um impacto determinante nos restantes fatores, acrescentando-lhes uma dimensão quantitativa. Esta simbiose entre fatores de sucesso faz com que o perfil de excelência domine a vertente comercial da sua profissão, tornando-o um importante ativo na empresa e, por conseguinte, no mercado de trabalho.
  5. Perfil de especialização. É também comum encontrar nestes profissionais um incontestável conhecimento do(s) produto(s) e serviços que comercializam. Este fator está também correlacionado com os restantes: permite entender o posicionamento no mercado do produto/serviço, inspirar a força de vendas, explicar detalhadamente a sua mais-valia e aplicabilidade e, por fim, fechar a venda. O mercado caminha cada vez mais neste sentido e o profissional de excelência sabe-o, focando cada vez mais a aprendizagem contínua e a atualização face ao negócio da sua empresa.

Se o objetivo passa por construir uma carreira de sucesso no setor do retalho, é decisivo que tenha em conta os fatores acima descritos, embora, ainda assim, não exista uma fórmula única para prosperar neste setor, pelo que terá todo o tempo para desenvolver áreas que precisem de melhoria e, principalmente, consolidar todo o conhecimento e estratégias bem-sucedidas que aplica no dia a dia profissional.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *