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Roupa em segunda mão a preço de algoritmo

Por a 3 de Julho de 2018 as 13:32

Micolet1A Micolet entrou em Portugal. O site de roupa em segunda mão para mulher foi fundado há três anos em Espanha. A internacionalização iniciou-se em França. Em Portugal, a empresa quer vender 15 mil artigos por mês

As roupas são para mulher. Mas em segunda mão, vendidas num site. Só que o preço de cada peça de roupa é calculado automaticamente através de um algoritmo. Essa é a originalidade. Após o arranque da operação há três anos em Espanha, a Micolet entrou agora em Portugal. A empresa pretende faturar mais de 500 mil euros até ao final do ano em Portugal. “É um mercado muito semelhante ao espanhol e, de momento, temos tido um feedback muito positivo, inclusive de figuras públicas como as apresentadoras Olívia Ortiz e Joana Teles, de bloggers como Sofia Novais de Paula e Ana Gomes [autoras de Diário de um Batom e A Melhor Amiga da Barbie] e de influencers como Ana Rita Ferreira, Joana Carreira e Bárbara Marques”, refere ao Hipersuper Aritza Loroño Martinez, cofundador da Micolet.

A empresa, com sede em Bilbau, iniciou a internacionalização com a entrada em 2017 no mercado francês. Seguiram-se Alemanha, Itália e Inglaterra. Em Portugal, a Micolet estabelece como meta a venda de 15 mil artigos por mês até ao final de 2018. “Temos à venda 100 mil artigos, entre os quais 5% são novos e com etiqueta”, adianta Loroño Martinez. “Encontramos em Portugal uma sociedade muito ativa na Internet, consciente do meio ambiente e grandes amantes de moda. Os três conceitos mais importantes para que a Micolet funcione”, acrescenta.

Inspirada pela paixão pela moda e pelo ambiente, a Micolet surgiu na sequência de a mulher de um dos fundadores não encontrar soluções satisfatórias na Internet para se desfazer de muita da roupa que tinha para vender. “Nessas páginas tinha de ser ela a encarregar-se de toda a gestão da venda e, como não tinha tempo para esse processo, era impossível”. E acrescenta: “Começamos a pensar que essa mesma situação poderia estar a repetir-se no guarda-roupa de muitas outras mulheres, pelo que decidimos que tínhamos de criar uma página online de compra-venda de roupa em segunda mão de mulher, em que se oferecesse a gestão integral dos artigos para que nem a compradora nem a vendedora tivessem de fazer nenhum tipo de gestão, nem preocupar-se com nada”.

MicoletO portal da empresa espanhola calcula de modo automático o preço das peças e dos acessórios através de um algoritmo. Os critérios de cálculo são a cor, o tamanho e o interesse dos utilizadores do site pelos artigos. “Na nossa plataforma toda a venda é realizada pela Micolet. Para além disso, as compradoras asseguram-se da qualidade e do bom estado do artigo, havendo mais segurança e confiança, uma vez que a Micolet é a terceira parte neste processo de compra e venda”, explica.

Em Espanha a Micolet faturou em 2017 um milhão de euros, prevendo superar os dois milhões de euros no final deste ano. “Durante os primeiros três anos, o objetivo é superar 100% de crescimento por cada ano”, diz Aritza Loroño Martinez, referindo-se à operação em Portugal. No mercado nacional, a empresa está, para já, a trabalhar apenas a componente da compra de roupa. “Mas temos previsto para o final do próximo ano ou princípio de 2019 poder oferecer o serviço de venda”, vaticina o responsável.

Em relação à logística, o fundador da Micolet adianta que esta é assegurada a partir de Espanha. “O envio é feito a partir dos nossos armazéns e, para isso, colaboramos com diferentes empresas de transporte que nos ajudam na entrega. Para nós, a entrega é muito importante, pelo que fazemos uma exaustiva seleção e controlo do serviço”, explica. Aritza Loroño Martinez assegura que “cerca de 95% dos pacotes são entregues 24 horas depois de saírem das instalações”. “Qualquer pacote que não chega, faz-se a devolução do dinheiro ficando a nosso encargo qualquer gasto que se possa gerar”, conclui.

*Artigo originalmente publicado na edição de junho do Jornal Hipersuper

 

 

 

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