Distribuição Homepage Newsletter

Sonae lança estudo no Parlamento Europeu sobre inovação no setor alimentar

Por a 26 de Junho de 2018 as 15:33

SonaeA Sonae lançou esta terça-feira no Parlamento Europeu um documento com recomendações às entidades europeias e aos governos nacionais para que seja fomentada uma agenda de inovação e de cooperação no setor alimentar.

No documento, denominado The Future of Food, é salientado que universidades, centros de investigação, pequenas indústrias e associações do setor alimentar têm de colaborar e assumir um papel que possa garantir o desenvolvimento de ofertas alimentares inovadoras. A ideia é criar pontes entre a investigação e a oferta de produtos aos consumidores.

“Individualmente não é possível atingir esse objetivo, pelo que se torna imperativo estabelecer projetos conjuntos e objetivos comuns entre estas entidades para desenvolver um futuro alimentar sustentável na Europa”, lê-se no documento.

O estudo apresentado pela Sonae defende que a colaboração entre os vários agentes da cadeia alimentar deve ter como ponto de partida uma estreita colaboração entre entidades privadas e públicas. A Sonae considera ser crucial “que retalhistas e governantes estabeleçam um diálogo contínuo e sustentado, num processo mutualmente benéfico”.

Nas conclusões do documento, a empresa portuguesa salienta que a inovação do setor alimentar dependerá da forma como os agentes políticos interiorizem a necessidade de implementar uma mentalidade focada na inovação e levem em linha de conta “variáveis mais amplas quando alteram ou introduzem novas leis, regimes fiscais, impostos ou outros incentivos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *