Data Center Homepage Newsletter

Brexit com impacto negativo nas exportações da União Europeia

Por a 21 de Junho de 2018 as 12:31

brexit_scO Brexit, que se concretizará a 29 de março de 2019, está a ter um impacto negativo nas exportações dos países da União Europeia para o Reino Unido, em virtude da desvalorização de 14% da libra estrelina em relação ao euro desde 2016.

A redução do poder de compra dos britânicos face aos países da zona euro conduziu a um aumento das exportações de 6,8% do Reino Unido para os países da União Europeia. As importações, por seu turno, registaram um crescimento de apenas 0,9%, segundo um relatório da Crédito y Caución.

As relações comerciais entre o Reino Unidos e os países da União Europeia são muito significativas. Os bens vendidos pelo Reino Unido aos restantes países da União Europeia representam 48% do total das suas exportações, enquanto 16% das importações do Reino Unido são provenientes dos países da União. “Com volumes tão grandes, qualquer barreira ao comércio, seja na forma de tarifas ou de tempos de espera mais longos na fronteira, pode ter um impacto negativo no comércio”, refere o relatório.

O documento indica ainda que a Irlanda, os Países Baixos e a Bélgica são os países mais dependentes das exportações do Reino Unido. A Alemanha, a França e a Espanha são os que exportam mais volume de produtos para o Reino Unido. “Em 2017, a Alemanha, Espanha e França sofreram retrações nas suas exportações para o Reino Unido, e a Bélgica juntou-se a elas no final do ano”, menciona o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *