Homepage Newsletter Produção

Faleceu Fernando Guedes da Sogrape (atualizada)

Por a 20 de Junho de 2018 as 17:31
Sr. Fernando Guedes (19)

Fernando Guedes, filho do fundador da Sogrape, faleceu esta quinta-feira com 87 anos, avança a publicação Vinho Grandes Escolhas.

Nascido a 29 de dezembro de 1930, na Quinta de Aveleda, Fernando Guedes teve uma passagem pela Faculdade de Economia de Lisboa.

Na década de 50, o histórico da Sogrape ingressa na empresa como aprendiz de tanoeiro. Em 1955, Fernando Guedes vai para França, onde frequenta a Faculdade de Ciências da Universidade de Dijon. Aí diploma-se em enologia.

Assume a Direção Técnica de Produção da Sogrape em 1957. No cargo moderniza toda a rede de infra-estruturas da empresa. Já no final da década de 60, Fernando Guedes passa a administrador da Sogrape. A partir de 1987 torna-se presidente da Sogrape, cargo que abandona no final dos anos 90.

Fernando Guedes foi condecorado, em 2017, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique por Marcelo Rebelo de Sousa.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP), em comunicado, lamenta o falecimento de Fernando Guedes. “A AEP recorda a figura de grande relevância de um dos maiores empresários portugueses das últimas décadas, uma referência incontornável para muitas gerações de empreendedores portugueses e estrangeiros, cujo trabalho ao longo da sua longa carreira deu um impulso que projetou a Sogrape para um reconhecimento que muito tem contribuído para a afirmação da imagem de Portugal no exterior”.

* Notícia atualizada às 18h00 com reação da AEP. 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *