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“Portugal é o país da Europa onde se faz mais compras cross-border”

Por a 19 de Junho de 2018 as 12:41

CatiaMartinsLorealO mercado de higiene e beleza em Portugal alcançou vendas de um bilião de euros em 2017, um crescimento de 3,2% face ao ano anterior. “Depois da crise, de um período com taxas de crescimento bastante negativas, o mercado voltou a dinamizar-se, evolução que se confirma também já este ano”, revela Cátia Martins, diretora-geral da L’Oréal Portugal.

É junto das gerações mais novas, concretamente dos millennials, que o consumo cresce e onde se denotam mais alterações nos hábitos de consumo. “Quando falamos de maquilhagem há os millennials e o resto da população. E já não podemos falar deles como um todo. Porque os millennials são make up junkies. Bebem maquilhagem”, explica diretora-geral da L’Oréal Portugal.

“Os millennials conhecem todas as marcas, incluindo as internacionais, e compram fora quando gostam da experiência de marca. Isto leva-nos a um fenómeno de cross border. Nós somos o país da Europa onde se faz mais compras cross-border”, indica.

“Há claramente um fenómeno de desenvolvimento do ecommerce em Portugal ainda a ser feito. Não existem ainda grandes pure players de beleza em Portugal. E não existe uma Amazon. No que dia em que esta entrar acredito que vamos todos ganhar muito com isso. Portugal precisa de agitar, de ter mais marcas disponíveis e de estar disponível para os consumidores”, defende.

“Isto é uma reflexão que deixo para os fabricantes irem com os seus retalhistas reinventar a beleza na venda online e conseguir atrair o consumo feito fora de Portugal”.

Isto porque, segundo Cátia Martins, metade dos consumidores de beleza não são portugueses, são turistas. “E estes são mais sofisticados no que toca às rotinas de beleza. Os marketers, as agências e as marcas têm de conseguir fazer bem o profile destes consumidores para ver como conseguimos atrair estes targets, sobretudo porque os turistas fazem compras de beleza em Portugal”, remata.

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