Data Center Homepage Newsletter

71% dos portugueses fazem diariamente separação de embalagens

Por a 17 de Maio de 2018 as 11:43

Sete em cada dez lares fazem a separação das suas embalagens, revela a Sociedade Ponto Verde (SPV) em comunicado, por ocasião do Dia Internacional da Reciclagem, que se assinala hoje.

A separação de embalagens usadas em casa e o seu reencaminhamento para reciclagem possibilitam que “a cada hora que passa uma quantidade de resíduos, equivalente ao do peso de 12 elefantes, seja desviado de aterro”, explica a SPV.

Com a reciclagem, os resíduos são transformados em matéria-prima secundária, que volta a integrar novos ciclos produtivos. “Cada 100 toneladas de plástico reciclado, por exemplo, evitam a extração de uma tonelada de petróleo”, exemplifica a SPV

Apesar de considerar os números positivos, a associação quer mais. “As novas metas de reciclagem – que irão passar dos atuais 44% para 65% até 2030 e, em 2035, para 70% –  trazem desafios acrescidos”.

“As medidas de prevenção dos resíduos, conceção ecológica, reutilização e outras ações circulares poderão gerar poupanças líquidas de cerca de 600 mil milhões de euros às empresas da União Europeia (cerca de 8% do total do volume de negócios anual), criando 170.000 empregos diretos no sector da gestão de resíduos e, ao mesmo tempo, viabilizando uma redução de 2 a 4% das emissões totais anuais de gases de efeito de estufa”, estima a SPV.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *