Homepage Newsletter Ponto de Venda

Fusão entre Sainsbury e Asda poderá obrigar à venda de mais de 70 supermercados

Por a 11 de Maio de 2018 as 12:04

retalhoA Sainsbury e a Asda poderão ter de vender pelo menos 73 supermercados para que a fusão entre as duas empresas seja aprovada pela autoridade britânica da concorrência.

A fusão, caso se concretize, tornará o novo grupo na maior cadeia de supermercados no Reino Unido.

O negócio passará, por isso, necessariamente pelo escrutínio da entidade que regula a concorrência no Reino Unido. A autoridade britânica da concorrência já fez saber que vai avaliar se o negócio poderá reduzir a concorrência e a escolha dos consumidores. A fusão poderá, assim, ser objeto de revisão.

As duas empresas poderão abrir mão de lojas localizadas no sudeste e no noroeste de Inglaterra.

Segundo com a Maximise UK, empresa especializada em identificar a melhor localização de lojas de retalho, cerca de 6% das lojas que resultarão da fusão entre a Sainsbury e a Asda estariam em risco.

“Não houve um negócio de retalho como este na última década”, referiu à BBC David Haywood, fundador da Maximise UK, acrescentando que o “verdadeiro foco estará na forma como os principais supermercados da Sainsbury e da Asda irão funcionar e sobrepor-se a nível local”.

O fundador da Maximise UK referiu ainda que a preocupação do regulador passará por saber se o negócio reduzirá o número de marcas concorrentes a funcionar num raio próximo das lojas do grupo que resultará da fusão entre as duas cadeias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *