Homepage Newsletter

Henkel regista vendas de 4,8 mil milhões de euros mas recua no lucro operacional

Por a 9 de Maio de 2018 as 16:58

henkel_duesseldorfA Henkel registou vendas de 4,8 mil milhões de euros nos primeiros quatro meses 2018, um aumento orgânico de 1,1% face ao período homólogo do ano anterior. O recuo do lucro operacional da empresa para 842 milhões de euros deveu-se a efeitos cambiais adversos.

Em termos nominais, a empresa apresentou um recuo de 4,5% nas vendas, fruto de um efeito cambial negativo de 8,6%. “No primeiro quadrimestre, fomos confrontados com efeitos cambiais execionalmente negativos, o que impactou as nossas vendas reportadas com cerca de 8,6% ou cerca de 440 milhões de euros”, refere Hans Van Bylen, presidente executivo da Henkel.

A empresa apresentou um lucro antes de juros e impostos de 842 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano, diminuindo 1,4% face aos 854 milhões de euros de igual período de 2017, em resultado do efeito cambial negativo de 6,2%. O lucro por ação preferencial da companhia cresceu 1,4%, fixando-se em 1,43 euros. “O nosso lucro operacional e lucro por ação foram também afetados pela evolução cambial adversa”, acrescenta.

A margem EBIT cresceu 0,5 pontos percentuais para 17,4% “Aumentámos as vendas organicamente e aumentámos ainda mais a nossa margem EBIT ajustada. Melhorámos o lucro ajustado por ação preferencial, apesar de uma evolução cambial muito negativa”, acrescenta o presidente executivo da Henkel.

O grupo alemão registou o maior crescimento nas regiões da África e do Médio Oriente, tendo apresentado um aumento orgânico de 8,6% nas vendas. Na Europa Oriental, as vendas aumentaram 7,6%, enquanto na América Latina o aumento foi de 7,3%. A Europa Ocidental teve um crescimento orgânico das vendas de 0,2%. Já na América do Norte, as vendas recuaram 6,5%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *