Homepage Newsletter Produção

Exportações da agroindústria crescem 6,2% ao ano desde 2010

Por a 6 de Março de 2018 as 18:47

A fileira agroalimentar representa “quase 8% das exportações nacionais e 12% das importações”. Regista uma “taxa de crescimento anual de 6,2% ao ano [entre 2010 e 2017], quase o dobro do que está a crescer o resto da economia”, disse Eduardo Diniz, diretor-geral do GPP (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral), por ocasião da “5.ª Conferência para a competitividade”, organizada pela FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares), que decorreu esta terça-feira em Lisboa. A edição de 2018 foi dedicada ao tema “A indústria agroalimentar e os desafios para a década”.

O setor agroalimentar representa um volume de negócios de 16 mil milhões de euros e é responsável por 11,7% do emprego, cerca de emprega 540 mil trabalhadores.

Este setor “tem tido um comportamento muito significativo para a balança comercial nacional, com um saldo negativo de 3400 milhões de euros”. Azeite, fruta e bebidas são os setores com crescimentos mais significativos, com “taxas superiores a 20%”.

No que diz respeito ao investimento, entre 2010 e 2017, este cresceu 4,6% ao ano no setor agrícola, ou seja, cerca de 800 milhões de euros. Já na agroindústria o investimento representou naquele período quase 400 milhões de euros.

Apesar dos dados positivos, Eduardo Moniz deixa um aviso: “No futuro temos que ver se conseguimos manter o foco de substituição das importações e algum acréscimo das exportações, com esta dinâmica do abatimento do défice da nossa economia e a recuperação e estabilização do consumo”.

O setor enfrenta, na visão Eduardo Moniz, outros desafios como, por exemplo, a “crescente distância entre os consumidores e a origem dos produtos que exigem plataformas logísticas e cadeias cada vez mais sofisticadas, entre outros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *