Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Portugueses gastam €2842 milhões em produtos tecnológicos, eletrónicos e de telecomunicações

Por a 27 de Fevereiro de 2018 as 12:23

Os portugueses compraram telemóveis mais caros e mais eletrodomésticos no ano passado. É uma das consequências do “atual nível de confiança do consumidor” que se manifesta na “propensão para a compra”, explica a consultora GFK, acrescentado que o crescimento das vendas tem lugar em “praticamente todas as áreas dos produtos duráveis tecnológicos, eletrónicos e de telecomunicações”.

Fonte: GFK

Fonte: GFK

O gasto dos portugueses em bens tecnológicos, eletrónicos e de telecomunicações cifraram-se em 2842 milhões de euros no ano passado, um crescimento de 7,3% face a 2016.

Das sete categorias em análise (eletrónica de consumo, fotografia, grandes eletrodomésticos, pequenos eletrodomésticos, tecnologia de informação, telecomunicações e material de escritório), são as telecomunicações que registam o maior crescimento no ano passado (+14%) e representam a maior fatia deste mercado (974 milhões de euros).

No ranking do crescimento, destacam-se ainda os grandes eletrodomésticos com vendas de 562 milhões de euros, um crescimento de 11%.

Pelo contrário, a categoria com pior desempenho são as tecnologias de informação, cujas vendas caíram 0,7% em 2017 face ao ano anterior para 502 milhões de euros.

Propensão para a compra  “elevada” este ano

Segundo a mesma fonte, é expectável que a propensão para a compra se mantenha “elevada” este ano. Este indicador alcançou o valor mais elevado do ano (13,8 pontos) em dezembro de 2017. A última vez que o indicador esteve acima deste valor foi em março de 2000.

Por outro lado, as expectativas de rendimentos dos portugueses também “são bastante positivas”. Em dezembro de 2017, o indicador atingiu os 29,8 pontos. O valor mais alto do ano foi registado em novembro: 33,5 pontos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *