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5 marcas de café revelam a sua estratégia para 2018

Por a 26 de Fevereiro de 2018 as 12:53

Cinco empresas do setor do café contam ao HIPERSUPER a sua estratégia para fidelizar e conquistar novos consumidores no ano em curso

BICAFÉ

“Pioneira” em Portugal na produção de sistemas monodose e com uma presença “histórica” no canal Horeca, a Bicafé oferece uma gama  de produtos compatíveis com os principais sistemas, além dos tradicionais, como o café em grão. Apresentou ao mercado no final do ano passado as cápsulas Bio. Uma aposta que responde àquela que a empresa identifica como uma das principais tendências “voltar à origem”, que se traduz na oferta de produtos biológicos e orgânicos. “Esta é uma linha de produtos “single-origin”, “hand picking” e 100% arábica”, idealizada para um consumidor que “procura soluções amigas do ambiente e está disposto a pagar mais por esse incremento”. Paulo Coelho, do Marketing da Bicafé, identifica mais uma tendência à qual a empresa dará resposta ainda no primeiro semestre deste ano: A crescente preocupação com o impacto ambiental. “2018 trará uma mudança de paradigma com o lançamento de uma gama de produtos biodegradável/compostável, trabalhando assim na redução do impacto dos resíduos no meio ambiente”, revela.

JOSÉ MARIA VIEIRA

A dona da marca Torrié apostou no lançamento de cápsulas de café compatíveis com as máquinas da Dolce Gusto e de chás para os sistemas Nespresso para crescer no canal doméstico. “A oportunidade está em aproveitar a procura de novos produtos por parte dos consumidores e por participar em campanhas de desconto”, num canal onde os consumidores estão muito atentos às promoções, conta Miguel Centeno, Head of Marketing da JMV.

Já no canal Horeca, a estratégia passa por manter uma “política de acompanhamento contínuo” do cliente, que tem permitido “fidelizar e dá bons resultados”.

MASSIMO ZANETTI BEVERAGE IBERIA

O grupo Massimo Zanetti Beverage, dono da Segafredo e das marcas Nicola e Chave D’ouro Cafés, desde julho de 2016, quando adquiriu o negócio da portuguesa Nutricafés, tem vindo a “ajustar” a sua oferta, quer em produto quer em dinâmica promocional à “nova realidade”. “Ajustámos os níveis promocionais apostando fortemente em dinâmicas de promo gama e ações 50% e alargámos a oferta de cápsulas compatíveis com a Nespresso. Ainda há cinco anos não vendíamos uma única cápsula”, conta Rolim Marques, CEO da MZBI.  A Nicola tem “crescido fortemente porque tem assente a sua dinâmica em dois eixos complementares: forte dinâmica promocional e lançamento de novos produtos, com os quais procuramos ajustar permanentemente a gama a flutuações e tendências de consumo”. A centenária Chave de Ouro tem crescido à boleia da parceria com um operador nacional da grande distribuição, “com quem temos desenvolvido produtos mais acessíveis ao consumidor”. A Segafredo, por sua vez, tem como objetivo, “e cremos já ser, a marca de cafés italianos líder em Portugal. Apostamos, para isso, na revitalização da gama e no aumento da distribuição numérica. 2017 foi o ano em que iniciamos entrada no mass market, aproveitando a estrutura da Nutricafés, através de uma política de referenciações, onde se destaca o lançamento das cápsulas Segafredo compatíveis com a Nepresso e a Dolce Gusto”.

NESTLÉ

Para a gigante alimentar, dona das marcas Nespresso e Dolce Gusto, a atual conjuntura surge como uma oportunidade de reforçar a “oferta de produtos que vão ao encontro da crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, através do segmento de bebidas de cereais, com as marcas Mokambo, Pensal, Tofina, Bolero, Brasa e Ricore”, sublinha Victor Martins, Business Executive Officer da Nestlé. “Já no caso dos cafés puros, acreditamos haver uma oportunidade de ir ao encontro dos mais jovens que consigo trazem novos hábitos de beber café, seja em ‘long cup’ ou através de especialidades de café. A marca global Nescafé assume um papel fundamental como driver destas tendências”.

NEW COFFEE

O principal canal da New Coffee é o Horeca, no qual detém uma quota de 10% do mercado que representa o “quarto lugar” na lista das maiores empresas. Dona das marcas Lavazza, Bogani, Caffècel, Caféeira e Sanzala, adquiriu em 2016 a Novo Dia Café para entrar no segmento de cápsulas para o lar. Com o tema da transparência a ganhar importância na indústria de café, lançou as cápsulas Biocafé Novo Dia, “uma experiência de pleno sabor, 100% arábica que resulta de uma produção biológica de origem no Peru, sem recorrer a aditivos alimentares, pesticidas ou fertilizantes”, sublinha Gustavo Mendes, diretor de Marketing. A empresa acredita que “a criação de novos momentos de consumo, a inovação no formato e tipologia de bebida e a valorização do café, através, por exemplo, da divulgação dos seus benefícios para a saúde, são áreas importantes e que podem contribuir para o aumento do consumo”.

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