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Dia Portugal vai investir mais de 25 milhões de euros este ano

Por a 22 de Fevereiro de 2018 as 14:11

Rita Gonçalves, em Madrid

A Dia Portugal, que opera os supermercados Minipreço e Clarel, vai investir este ano mais de 25 milhões de euros no País, disse hoje Amando Sánchez, diretor executivo de Portugal e corporativo de serviços, na conferência de apresentação dos resultados do grupo Dia, que teve lugar esta manhã em Madrid, Espanha.
Uma parte do valor será usado na expansão do novo formato de loja “Minipreço Express”, que o grupo estreou em Portugal em novembro e que conta atualmente com quatro lojas em Lisboa e uma em Cascais. Até ao final desta semana, vão abrir mais dois estabelecimentos em Lisboa. Ao longo do ano, vão inaugurar novas lojas na Grande Lisboa, no Grande Porto e em áreas rurais.
Amando Sánchez anunciou ainda a remodelação de cerca de 100 lojas para o novo formato e para melhorar a oferta do sortido e dos serviços, como o take away, além da expansão da insígnia especializada em higiene caseira e pessoal Clarel. “A Clarel está a crescer a duplo digito não só em vendas comparáveis como em número de lojas”.
O novo conceito “Minipreço Express” é uma das estratégias para transformar o conceito de proximidade em Portugal. “Depois de um período conturbado, há dois anos consecutivos que crescemos em Portugal e estamos e vamos continuar a abrir novas lojas e aproveitar o elevado parque de lojas em Portugal para aproximar o negócio dos nossos clientes “, disse por sua vez Ricardo Currás, conselheiro delegado da Dia Portugal, que confirmou ainda a intenção de lançar o projeto do supermercado online em Portugal ainda este ano.
Globalmente , o grupo vai investir entre 320 e 350 milhões na reinvenção da estratégia de proximidade na Península Ibérica e na expansão do parque de lojas nos mercados emergentes (Brasil e Argentina), países que também vão receber o canal de ecommece em 2018.
Quanto ao início de operações da Mercadona em Portugal, Amando Sánchez revela estar tranquilo e acredita que através do investimento que o grupo está a fazer na expansão e remodelação de lojas que “a posição de proximidade não fica comprometida”.
A Dia Portugal fechou o exercício de 2017 com vendas de 852,8 milhões de euros, um crescimento homólogo de 0,6%. O mercado português representa 8,3% das vendas globais do Grupo Dia.
As vendas globais da empresa de origem espanhola Dia – Distribuidora Internacional de Alimentação – com operação na Península Ibérica, Argentina e Brasil, alcançaram 10.334 milhões de euros, mais 1,5% face a 2016. O resultado líquido operacional do grupo caiu 38% para 109,6 milhões.
Em Espanha, as vendas caíram 3,8% para 5.736 milhões de euros, mercado onde a empresa reduziu em 3,9% a superfície de venda.

*A jornalista viajou a convite do grupo Dia

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