Distribuição Homepage Logística Newsletter Ponto de Venda Retail Big Show 2018

O robot utilizado pela Tesco para competir com a Amazon nas entregas rápidas

Por a 16 de Fevereiro de 2018 as 10:18

Ana Monteiro, em Nova Iorque (a convite da Tlantic)

A Starship levou à Retail’s Big Show 2018, a maior feira de retalho do mundo que teve lugar no passado mês de janeiro em Nova Iorque, o robot que no último ano foi utilizado pela Tesco, no Reino Unido, para competir com as entregas rápidas da Amazon Fresh.

O aparelho desenhado para andar nas ruas da cidade e entregar encomendas autonomamente estave em exposição no Innovation Lab, a área do certame dedicada à inovação.

Com seis rodas e equipado com tecnologia GPS, nove câmaras e sensores para identificar e poder contornar os obstáculos, o robot “pode viajar 2,5 milhas [cerca de quatro quilómetros], de um ponto ao outro, e voltar sozinho. Para entregas de comida, acaba por consumir mais energia porque precisa de manter a temperatura dos alimentos, quer estejam cozinhados ou frescos”, explica Sean Eckard, business development manager da Starship.

Starship

O retalhista “dá a ordem e o destino e a máquina encontra a melhor rota. Se se tornar complicado ou perigoso contacta o operador [humano] que consegue controlar o dispositivo através das câmaras”.

O percurso pode ser acompanhado através de uma aplicação móvel, sendo que o robot de entregas está também equipado com um sistema anti-roubo, através do qual a polícia é alertada e pode entrar em contacto a partir do robot.

Regra geral, o aparelho viaja a uma velocidade de “quatro milhas por hora” [cerca de 6,4 quilómetros], sendo que a Starship está também a testar o aparelho em conjunto com serviços de outras empresas. “Temos uma parceria com uma transportadora, em que vários robots são transportados em carrinhas para o centro da cidade para fazerem as entregas, em vez de percorrerem todo o caminho desde a loja ou do centro de distribuição”, exemplifica.

Em meados do último ano, a britânica Tesco foi um dos primeiros retalhistas a utilizar a inovação que garante entregas em uma hora. Também já foi adotada pela Media Markt, na Alemanha.

A solução da Starship é atualmente utilizada “essencialmente por cadeias no Reino Unido, na Alemanha e nos Estados Unidos, este último o país onde a empresa está sediada e no qual detém parcerias com ‘players’ como a Domino’s Pizza, entre outros.

Mais sobre a Retail’s Big Show 2018.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *