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Splendid Foods vai fabricar marca própria para a Aldi Portugal

Por a 8 de Fevereiro de 2018 as 10:15
David García-Garsull, CEO da Splendid Foods

A empresa catalã Splendid Foods, fabricante de produtos de charcutaria, vai fornecer a marca própria de fuet, enchido típico da região da Catalunha, aos supermercados da Aldi em Portugal

Rita Gonçalves*

A empresa catalã Splendid Foods, fabricante de produtos de charcutaria, vai fornecer a marca própria de fuet, enchido típico da região da Catalunha, aos supermercados da Aldi em Portugal, disse ao HIPERSUPER David García-Garsull, CEO da Splendid Foods, por ocasião de uma visita à fábrica localizada em Seva, Barcelona.

Em Portugal, os enchidos da empresa, em média com cinco ou seis meses de cura, estão à venda no El Corte Inglés. Nem todos os portugueses estão, por isso, familiarizados com esta a empresa espanhola, antes designada Embotits Artesans Can Duran (empresa que David García-Garsull comprou em 2010 para fundar o negócio). “Decidimos mudar o nome da empresa há cerca de dois anos, quando percebemos que, através da designação antiga, as pessoas não entendiam o nosso conceito e o que fazíamos”, explicou David García-Garsull.

A empresa que comercializa quatro marcas (Can Duran, Bofill, Casa Sendra e El Ángel) investiu, nos últimos três anos, nove milhões de euros para ampliar e automatizar as instalações industriais, atualmente com sete mil metros quadrados, 23 salas de cura e capacidade para produzir três milhões de quilos por ano.

Nos próximos dois anos, vai desembolsar mais cinco milhões de euros para aumentar para seis milhões de quilos a capacidade de produção, automatizar o embalamento, adquirir novas máquinas de preparação de carne e aumentar o número de salas de cura para 48.

“Temos agora um projeto em curso para alargar a área fabril para um total de 22 mil metros quadrados e preparar a unidade para a indústria 4.0. Estamos a conectar a fábrica a um data center para, através de big data, alcançar um processo de produção mais eficiente”, revela o CEO da Splendid Foods.

Na nova estratégia da produtora de fuet e salsichão, a utilização da “tecnologia é um elemento chave para reformular produtos, adaptando-os aos novos hábitos alimentares”, comenta David García-Garsull, acrescentando que “depois de uma etapa de cinco anos de reposicionamento da empresa no mercado começou uma segunda fase, que vai demorar mais cinco anos, na qual nos queremos tornar mais limpos, transparentes e sustentáveis”.

Splendid Foods

O desígnio da exportação

Um total de 5% da produção segue para dez geografias, sobretudo na Europa, como Holanda, Alemanha e Bélgica, mas também na Ásia. De olhos postos nos mercados externos, a fabricante tem planos para aumentar em 500% a exportação em três anos, “junto de cadeias de supermercados e, sobretudo, com a sua gama premium da marca Casa Sendra”. Para isso, conseguiu autorização de exportação para 30 novos destinos.

David García-Garsull explica que o baixo peso da exportação nas vendas está relacionado com o facto de a empresa “ser especialista em fuet e salsichão, um fator limitador em alguns mercados externos”.

A Can Duran, marca que nasceu em 1946, era a única no portefólio da Embotits Artesans Can Duran quando foi adquirida pela Splendid Foods. Em 2010, a fabricante catalã criou, através desta marca com 72 anos, uma gama de produtos, designada Exentis, desenhada “para todos os consumidores, livre de alergénicos e lactose”.

Quatro anos depois, em 2014, comprou duas marcas: Sendra (datada de 1849), a sua marca premium que tem uma loja dedicada na cidade catalã de Vic, e Bofill (1898), esta última com uma gama produzida em modo biológico.

A Splendid Foods estima ter fechado 2017 com um volume de negócios de 19 milhões de euros, mais 9% face ao ano anterior. No final do ano passado, empregava 70 pessoas.

*A jornalista viajou a Barcelona a convite da Alimentaria

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