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O que querem os portugueses e como é que isso se reflete nas compras

Por a 19 de Janeiro de 2018 as 17:40
consumo

Ter mais tempo de qualidade é um imperativo para os consumidores portugueses, ao contrário dos europeus para quem esta questão não é prioritária. A principal preocupação dos portugueses é conseguir conciliar o trabalho com a vida familiar. E, por isso, procuram soluções que o ajudem a poupar tempo no dia-a-dia, revelam estudos da consultora Nielsen.

Contabilizam, por exemplo, o tempo que demoram a chegar a uma loja e o tempo dedicado a procurar os produtos. Ser fácil e rápido encontrar o produto no ponto de venda é  um dos atributos mais diferenciadores para a escolha da loja, assim como o tempo que se perde nas filas de espera para pagar. Os portugueses valorizam também mais serviços dentro da loja, como o take away e a cafetaria. “Nos últimos dois anos”, as cafetarias localizadas no interior dos supermercados “cresceram 48% e o take away 20%”, sublinha Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen. Para os portugueses estes serviços são importantes fatores para a escolha do local de compra.

Além disso, quase metade dos consumidores admite que comprar produtos premium faz com que se sintam melhor. Ou seja, os portugueses também procuram mimos e produtos que os façam sentir bem. 69% procura ter uma alimentação saudável e eliminar ingredientes indesejáveis das suas dietas, como sal, gordura e açúcar.

Os portugueses estão também disponíveis para fazer compras mais conscientes e sentem-se  próximos de marcas que adotem políticas de diversidade, inclusão e sustentabilidade social e ambiental. E tudo isto se acaba por refletir nas suas escolhas de consumo. “Esta procura por conveniência tem o melhor exemplo no bacalhau congelado (que ganha terreno ao bacalhau demolhado), as refeições prontas e o take away, por exemplo”, comenta Ana Paula Barbosa.

Concluindo, a conveniência, a indulgência e a alimentação saudável são os três fatores primordiais por detrás das categorias de produtos em crescimento no mercado de grande consumo.

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