Distribuição Homepage Newsletter

Comissão Europeia aprova fusão de Sport Zone e JD na Península Ibérica

Por a 19 de Janeiro de 2018 as 16:36

A Comissão Europeia deu luz verde à fusão entre a Sport Zone e a britânica JD, no sentido de criarem a “segunda maior retalhista de moda de desporto na Península Ibérica”, atrás da Decathlon.

A Soane e o grupo britânico JD Sports Fashion Plc (JD Group) anunciaram em março de 2017 um memorando de entendimento para a criação de um grupo ibérico combinando as lojas da portuguesa Sport Zone, da JD (cadeia com 12 lojas em Portugal) e de outras insígnias que o grupo britânico opera na Península Ibérica, nomeadamente, Sprinter, Size e Athlete’s Foot).

“A aquisição proposta não levanta preocupações para a competitividade porque as sobreposições horizontais locais das atividades são moderadas, os ganhos de quotas de mercado são pequenos, e empresa que resulta da fusão enfrentará a concorrência do líder do mercado [Decathlon] e de outros operadores com coberturas locais e nacionais, quer em Espanha quer em Portugal”, lê-se na nota publicada esta quinta-feira pelo departamento de Concorrência da União Europeia.

A Sport Zone passará assim para a alçada da JD Sprinter Holdings 2010 (JDSH), filial espanhola do grupo JD que se torna a casa-mãe deste novo grupo ibérico de moda desportiva e  passará a ter uma estrutura acionista dividida entre a Sonae MC, a holding britânica JD Sports Fashion Plc  e a empresa espanhola de investimento Balaiko Firaja Invest.

Nos termos definidos pelo memorando, aprovado em setembro pela autoridade da concorrência espanhola (CNMV), a empresa portuguesa fica com uma fatia minoritária da nova empresa (30%), enquanto o grupo britânico assume o controlo da casa-mãe das insígnias de moda de desporto (50% do capital).

Juntando as diferentes cadeias, o grupo que emerge desta fusão representa uma rede de 287 lojas – 191 em Espanha e 96 em Portugal – as quais obtiveram em 2016 um volume de negócio agregado de cerca de 450 milhões de euros.

A decisão da União Europeia chega um dia depois de  a JD ter anunciado 15 novas aberturas de lojas na Península Ibérica.

O Grupo JD Sports Fashion Plc (JD Group) foi fundado em 1981 em Inglaterra e detém várias insígnias de moda de desporto, além de operar centros “fitness” no Reino Unido.

Por seu lado, a Sonae visa com esta medida “potenciar a expansão internacional” da multinacional portuguesa e “diversificar modelos de negócio e estilos de investimento”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *