Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Leroy Merlin e Aki anunciam fusão

Por a 11 de Janeiro de 2018 as 14:41

O grupo de origem francesa ADEO anunciou a fusão das cadeias especializadas em artigos para o lar Leroy Merlin e Aki sob uma estrutura empresarial única no mercado espanhol, segundo a imprensa do país vizinho. O objetivo da integração das marcas numa única estrutura passa por “estar mais perto do consumidor” e “consolidar a posição de mercado”.

A nova estrutura empresarial vai apostar em modelos de loja multiformato e omnicanal, adaptadas ao contexto que cada localidade: lojas de pequena dimensão com um conceito de proximidade ou grandes superfícies comerciais.

A primeira fase do projeto de integração arranca março, com três projetos piloto que vão ter lugar em três unidades do Aki (Madrid, Toledo e Girona). A conclusão da fusão numa estrutura comum está prevista para 2019 e a transformação do parque de lojas para os novos formatos deverá terminar no ano seguinte, em 2020.

No que diz respeito às marcas, o grupo assegura que está a trabalhar “numa plataforma de marca comercial que responda às particularidades dos diferentes formatos” que anunciará em breve.

leroy merlin

E em Portugal?

O Hipersuper contactou a filial portuguesa do grupo para perceber se a fusão se aplica também no nosso País. Fonte da empresa confirmou que o grupo ADEO se encontra a reorganizar a estrutura empresarial em Portugal. “Por ser um processo que está em curso, envolvendo as duas empresas, requer ainda uma análise rigorosa. Só depois de concluído este estudo, poderá ser tomada uma decisão mais concreta, bem como a definição dos contornos específicos em que a mesma irá acontecer”.

“Neste momento, a ADEO tem como objetivo estrutural reforçar sinergias entre as suas empresas e os diferentes mercados tendo em vista os desafios do futuro. Existe uma aposta constante na perspetiva de renovação, de mudança para a liderança, não pela dimensão, mas pela proximidade e melhoria de serviço ao cliente, pelo agir com sentido, com utilidade. É neste contexto, que a ADEO está constantemente a estudar novas hipóteses de negócio que possam atingir, de uma forma estruturada e sólida, os seus objetivos de crescimento”.

A Leroy Merlin opera 12 lojas no mercado nacional. As próximas duas aberturas no País, que devem acontecer em 2018, estão planeadas para Leiria e Aveiro. A empresa prevê alcançar as 18 lojas em Portugal até 2020.

O Aki, por sua vez, opera 38 pontos de venda em Portugal e tem em curso um plano de expansão que prevê ter 64 lojas, em 2020, um investimento global de 100 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *