Homepage Newsletter Produção

Siemens investe em centros de aplicações digitais para setor industrial

Por a 10 de Janeiro de 2018 as 16:33

A Siemens está a construir centros de desenvolvimento de aplicações digitais para o setor industrial. São já 900 os especialistas em dados, em desenvolvimento de software e engenheiros que trabalham nestes centros em conjunto com os clientes da multinacional.

O objetivo é desenvolver inovações digitais para a análise de dados e aprendizagem automática. Estas novas soluções estão a ser desenvolvidas na plataforma MindSphere, o sistema operativo aberto baseado na nuvem desenvolvido em casa para a Internet das Coisas (IoT).

Há cerca de um ano a Siemens introduziu o seu sistema operativo MindSphere IoT em toda a empresa, e agora cerca de um milhão de dispositivos e sistemas estão conectados através desta plataforma, prevendo-se que até ao fim do exercício de 2018 este número aumente para 1,25 milhões.

Em 2017, a empresa reforçou a sua posição na área das soluções de software e serviços digitais. As receitas provenientes das tecnologias digitais, por exemplo, aumentaram para 5,2 mil milhões de euros, sublinha a multinacional alemã.

Este ano, vai investir 500 milhões de euros para investigar e desenvolver tecnologias para as áreas de manufatura aditiva, robótica autónoma, análise de dados, inteligência artificial, gémeos digitais e ainda eletrónica de potência e sistemas de energia distribuídos.

Em Portugal aposta em ecossistemas laboratoriais de desenvolvimento

A Siemens Portugal tem focado os investimentos em inovação: na criação de Laboratórios Aplicacionais e Centros de Experimentação, onde os seus profissionais se juntam a clientes, parceiros, alunos e investigadores com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para as áreas da indústria e das infra-estruturas para edifícios e mobilidade, como a sinalização ferroviária.

 Exemplo desta estratégia é o Building Automation Center, que a empresa desenvolveu na sua sede, em Alfragide, e que consiste num laboratório para o desenvolvimento de novas soluções, aplicações e formação em gestão de edifícios e infra-estruturas inteligentes que possibilitam a simulação de ecossistemas, como os característicos do setor da saúde.

Outro exemplo são os I-Experience 4.0 Centers que a empresa está a desenvolver em Alfragide e Leiria. Estes centros tecnológicos de experimentação, que visam apoiar o desenvolvimento de projetos destinados à indústria, fazem parte da Academia Siemens 4.0, uma das medidas estratégicas apresentadas pelo Governo que resultaram da iniciativa Indústria 4.0.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *