FMCG Homepage Newsletter

5 startups portuguesas competem para o prémio internacional de “melhor startup do mundo”

Por a 8 de Janeiro de 2018 as 16:27

Cinco startups sociais portuguesas vão competir este mês para chegar à final internacional do concurso Chivas Venture, selecionadas depois de um período de candidaturas iniciado em setembro.

Com esta competição, a marca de whisky Chivas Regal pretende premiar, com um milhão de dólares, a melhor startup do mundo com um impacto positivo sobre a sociedade e o ambiente.

O grande vencedor local, que será anunciado no final de janeiro, irá juntar-se a 28 empreendedores de todo o mundo e competir por um lugar no pódio dos cinco finalistas internacionais.

Conheça os cinco finalistas lusos:

Academia de Código

Através de bootcamps de programação, com duração de 14 semanas, a Academia de Código pretende capacitar cidadãos desempregados com competências técnicas e soft skills, de forma a baixar os altos níveis de desemprego, sobretudo o desemprego jovem.

I AM

A “I AM” é uma pequena empresa responsável pela criação de um software para organizações, chamado AidHound. Através de vários algoritmos e grupos de funcionalidades, o AidHound permite às organizações sociais a recolha de inputs de forma digital, a visualização desses outputs e a partilha dos mesmos com organizações sociais que trabalham para resolver o mesmo problema social ou que funcionam em parceria complementar.

Matter

A Matter recorre à utilização de resíduos/sobras de produção abundantes (café, cerveja, vinho e cacau, entre outros), para o desenvolvimento de novos produtos para serem aplicados em Arquitetura, Interiores e Design e ainda para serem reintegrados em estratégias de marketing sustentável.

Rigger

A Rigger desenvolve uma plataforma que controla diversos dispositivos de sistemas de rega, bombagem, fertilização e outros. Utilizando tecnologia de ponta e modelos de inteligência desenvolvidos pela própria startup que estimam as necessidades hídricas das plantas. A plataforma aumenta a eficiência e sustentabilidade dos sistemas de rega, deteta ruturas automaticamente e determina a melhor hora de rega baseado nas tarifas energéticas. O resultado são poupanças muito significativas de água, energia, tempo e mão-de-obra.

Speak

O Speak foi criado com o objetivo de resolver o problema da exclusão social de migrantes, fruto da experiência que o seu fundador viveu quando trabalhou fora do país — dificuldade em criar uma rede de suporte informal. Trata-se de um programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais onde qualquer um se pode voluntariar para ensinar uma língua e cultura do seu conhecimento em troca da participação como aluno de uma nova língua e cultura.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *