Data Center Homepage Newsletter

Quem são os polímatas, os profissionais que vão brilhar na nova era digital?

Por a 5 de Janeiro de 2018 as 11:35

Os polímatas serão os profissionais mais procurados na nova era digital, segundo um estudo feito em parceria pela Deusto Business School e a multinacional 3M.

O conceito de polimatia surgiu durante o Renascimento (séc. XIV-XVI) e define-se pela capacidade de alcançar a excelência em duas ou mais áreas de conhecimento, em campos tão diversos como as artes, as ciências, os negócios, o desporto, a tecnologia ou as humanidades. O estudo defende que a polimatia vai voltar a brilhar na era digital.

Teria um génio como Leonardo Da Vinci ficado na história se tivesse nascido na nossa era? As mentes de Copérnico ou Francis Bacon teriam brilhado no mundo atual, tão marcado pela especialização? Num cenário acelerado, no qual a cada dez anos se duplica a produção cientifica, a polimatia parece fazer um novo sentido. “A mudança tecnológica e a concorrência global geram mais incentivos do que nunca para inovar e a economia digital é um terreno fértil para que o polímata desenvolva todo o seu talento, pois uma mente habituada a questionar constantemente a realidade com facilidade para a aprendizagem e capacidade para encontrar soluções imaginativas, é especialmente útil em novos cenários”, defende o estudo.

Neste contexto, os trabalhadores mais valiosos do futuro não serão os melhores engenheiros ou programadores, serão os polímatas, pessoas com grandes conhecimentos técnicos, mas também capazes de compreender as necessidades da empresa e dos seus clientes. A razão é que o êxito empresarial é determinado não tanto pelo grau de sofisticação tecnológica dos desenvolvimentos, mas sim, pela sua adaptação à vida das pessoas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *