Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Kroger implementa tecnologia que dispensa caixas de pagamento em 400 lojas

Por a 5 de Janeiro de 2018 as 12:48

A cadeia de supermercados Kroger prevê alargar a 400 lojas em 2018 o seu sistema de compras em que o cliente não necessita de passar pelas caixas de pagamento, avança o Business Insider.

A retalhista norte-americana leva a cabo a iniciativa de digitalização do ponto de venda “Scan, Bag, Go”. A tecnologia inerente ao programa, testada em 20 lojas no ano passado, permite atualmente aos consumidores fazerem “scan” dos códigos de barras dos produtos que querem comprar, através de um smartphone ou de um “scanner” disponibilizado na loja.

O pagamento ainda é feito numa caixa de “self-checkout”, mas o objetivo da cadeia de supermercados passa por retirá-la do processo de compra, permitindo aos consumidores, no futuro, pagar diretamente através da aplicação digital da Kroger. Uma inovação que pode trazer mais clientes às lojas da retalhista e ajudar a fidelizar sobretudo os mais jovens.

A tecnologia de “self-checkout” com pagamento através de smartphones é uma das inovações que os consumidores têm mais probabilidade em usar, segundo o estudo da Retail Info Systems, citado pela mesma fonte.

Também a Walmart e a Amazon (através do novo conceito de loja Amazon Go) estão a desenvolver a sua própria tecnologia para proporcionar uma experiência de compra que dispensa caixas de pagamentos.

Já a operadora chinesa de ecommerce JD.com tem planos para abrir lojas próprias sem funcionários e licenciar a tecnologia, de forma a disponibilizá-la a outros retalhistas.

A Kroger pode estar mais avançada na implementação de sistemas sem caixas de saída, mas as suas concorrentes parecem deter tecnologia mais atrativa para os consumidores, uma vez não recorrem a “scanners” para rastrear a cesta de compras ao longo do percurso de compras. No conceito Amazon Go, uma aparato de sensores e outros dispositivos alocados ao longo da loja permitem detetar automaticamente os produtos que o consumidor vai retirando das prateleiras.

De acordo com o ranking “Global Powers of Retailing 2017 – The Art and Science of Consumer“, da Deloitte, a Kroger era, no início de 2017, a terceira maior retalhista do mundo, atrás da Walmart e da The Costco Wholesale, com uma faturação de 109 830 milhões de dólares.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *