Homepage Logística Newsletter

Uber prevê começar em 2020 a transportar passageiros com aeronaves

Por a 9 de Novembro de 2017 as 20:30

A Uber anunciou esta quarta-feira, durante a Web Summit, a assinatura de um acordo de colaboração com a NASA que vai permitir à empresa arrancar em 2020 com o serviço online de transporte aéreo UberAir.

A multinacional criou uma aeronave elétrica, para voos urbanos, com capacidade para um máximo de quatro passageiros. O novo veículo “difere dos helicópteros por ser mais silencioso, acessível e respeitador do meio ambiente”, segundo a Uber, que pretende daqui a três anos executar os primeiros voos com o serviço de mobilidade aérea, em cidades norte-americanas.

O acordo estabelecido no âmbito do projeto UTM (Unmanned Traffic Managemen – Gestão de Tráfego Não Tripulado) da NASA visa ainda o desenvolvimento de Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS – Unmanned Aerial Systems), assim como de novos conceitos de Gestão de Tráfego Não Tripulado (UTM).

Nesta parceria com a agência governamental norte-americana, a Uber concentrará esforços “especificamente no desenvolvimento dos requisitos e da demonstração de tecnologias para operações aéreas no espaço urbano”.

“A colaboração possibilitará a operação segura e eficiente de Sistemas Aéreos Não Tripulados a baixas altitudes”, segundo a Uber, que tem o objetivo de operar uma rede aérea de ridesharing a nível global.

“O UberAir operará muitos mais voos numa base diária nas cidades do que alguma vez foi feito. Fazê-lo de forma segura e eficiente exigirá uma mudança profunda nas tecnologias de gestão de espaço aéreo. A combinação da capacidade de engenharia e desenvolvimento de software da Uber com as décadas de experiência na NASA neste campo proporcionará um avanço crucial” para o projeto aéreo da operadora, disse esta quarta-feira, Jeff Holden, chief product officer, que fez o anúncio no palco principal da conferência de tecnologia a decorrer em Lisboa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *