FMCG Homepage Newsletter

Consórcio liderado pela Sonae investe €8 milhões para estudar aplicação de recursos marinhos à indústria

Por a 10 de Outubro de 2017 as 15:10

O ValorMar é uma iniciativa criada por empresas e entidades portuguesas que se propõem a estudar novas aplicações marinhas para a indústria alimentar, biomédica, farmacêutica e de cosmética.

O consórcio criado para valorizar recursos marinhos – através da criação de novos alimentares e da aplicação de novas tecnologias à produção – conta com a participação de 31 entidades e é liderado pela Sonae, pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto – e pelo Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar.

Um total de 18 entidades são provenientes do sistema científico nacional, como o próprio CIIMAR ou as Universidades de Aveiro, do Minho e do Porto, entre outras. Do setor empresarial, além da Sonae, estão envolvidas, por exemplo, a Docapesca e a Soja de Portugal.

O ValorMar vai contar com um investimento superior a oito milhões de euros, 66% dos quais financiados pelo Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do programa Portugal 2020, sendo o restante da responsabilidade das entidades participantes.

Entre os objetivos estão o “lançamento de novos produtos saudáveis com base em recursos como algas e similares, novos serviços e tecnologias de desenvolvimento e otimização para aquacultura ou de rastreabilidade integrada da cadeia do pescado, com capacidade de alavancar a economia do mar e conduzir os operadores a oportunidades de crescimento, nomeadamente, através da exportação de bens e serviços”, explica um comunicado do consórcio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *