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Jerónimo Martins inaugura investimento de €75M em Valongo e anuncia abertura de nova fábrica

Por a 27 de Setembro de 2017 as 13:27

A Jerónimo Martins inaugurou esta manhã o novo centro logístico de Alfena, em Valongo, que representa um investimento de 75 milhões de euros. O mesmo concelho do grande Porto vai receber também uma nova “fábrica de massas frescas”, anunciou o presidente do grupo de distribuição, Pedro Soares dos Santos, durante o evento que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

O novo investimento anunciado para Valongo será a segunda fábrica de massas frescas da Jerónimo Martins e, à semelhança da primeira, instalada na Azambuja, poderá abastecer cerca de 100 lojas. O valor a aplicar na nova unidade e data de abertura não foram revelados.

O centro logístico hoje inaugurado é o “maior e mais moderno do grupo”. Com 100 mil metros quadrados de área total, dos quais dez mil m2 se destinam ao armazenamento de produtos frescos e 43 mil metros quadrados de produtos secos, o centro destina-se a abastecer cerca de 200 lojas Pingo Doce e da insígnia grossista Recheio, situadas na região norte do País, recebendo 300 fornecedores por dia.

O centro dá continuidade à reorganização da rede logística levada a cabo pelo grupo desde 2014, ano em que abriu o centro logístico para abastecer a região sul em Algoz (Silves), num investimento de 30 milhões de euros.

“Entre 2012 e final de 2016 investimos 550 milhões de euros em Portugal”, destacou o presidente do grupo de distribuição, dedicado também à produção agroalimentar.

Durante a inauguração, e numa altura em que comemora 225 anos de existência, a Jerónimo Martins apresentou também a sua nova imagem corporativa, com a qual o grupo pretende tornar mais percetível o seu posicionamento como especialista em frescos.

“A imagem anterior foi lançada em 2003, altura em que a Jerónimo Martins tinha acabado de sair da maior crise financeira e reputacional da sua história. O grupo passou por uma reestruturação entre os anos 2001, 2002 e 2003, durante os quais foram alienados ativos, e recuadas as operações internacionais. Ainda assim, no final daquele ano tínhamos uma dívida líquida de 700 milhões de euros. Ficamos no final daquele processo apenas com operação na Polónia, no que diz respeito a mercados estrangeiros. O mercado polaco representava na altura 15% do nosso EBITDA. Hoje, 14 anos depois, representa 80% e a Jerónimo Martins está consolidada como um grupo internacional, especialista no canal alimentar, e quisemos lançar uma nova marca corporativa que refletisse isso”, explica durante a apresentação Sara Miranda, Chief Communications Officer do grupo.

A nova imagem foi concebida pela agência inglesa The Partners e a campanha publicitária que apresentará a nova marca aos portugueses arranca no final da semana.

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