Data Center Homepage Newsletter

Software de gestão deverá fechar 2017 com vendas de €275 milhões

Por a 22 de Setembro de 2017 as 13:15

O valor do mercado português de software de gestão alcançou um volume de negócios de 260 milhões de euros em 2016, um crescimento de 5,7% face ao ano anterior, segundo o estudo empresarial da Informa DB.

Com subidas médias de 10% nos últimos, o setor observou em 2015 e 2016 uma moderação ritmo de crescimento, devido à maturidade crescente da atividade e aumento da concorrência de preços entre os operadores.

Este ano, o setor de sotware de gestão deverá faturar 275 milhões de euros e em 2018 deverá atingir 290 milhões, o que representa um aumento médio próximo dos 6% ao ano.

“A redução de preços, a oferta de soluções estandardizadas e o desenvolvimento do modelo SaaS (Software as a Service) permitirão que nos próximos anos se mantenha a penetração crescente do software de gestão nas empresas de média e pequena dimensão”, prevê a empresa.

As aplicações ERP (Enterprise Resource Planning) representaram a maior fatia em faturação, com um peso de 45% sobre o total. As aplicações CRM (customer relationship management), por sua vez, representam 23%. “Este último segmento registou nos últimos anos a evolução mais dinâmica, tendo aumentado a sua penetração no mercado”, revela o relatório da Informa DB.

Com um elevado grau de concentração empresarial, o setor é dominado por um “reduzido grupo de multinacionais e algumas empresas portuguesas de grande dimensão”.

A par destas empresas opera um “elevado número” de empresas de pequena dimensão, parte das quais desenvolve aplicações de gestão dirigidas a segmentos específicos. Os dois operadores principais detinham em 2016 uma quota de mercado conjunta de 37%, enquanto a das cinco principais se situava nos 55%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *