Data Center Homepage Newsletter

Portugal inaugura laboratório de realidade virtual mais avançado da Península

Por a 14 de Setembro de 2017 as 13:42

Vai inaugurar em Portugal o laboratório de realidade virtual mais avançado da Península Ibérica. Chama-se “Massive Virtual Reality Laboratory” e abre portas na próxima segunda-feira, 18 de setembro.

Localizado na Escola de Ciência e Tecnologia no campus da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em Vila Real, o novo laboratório do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) representa um investimento de 700 mil euros.

Ao contrário dos restantes laboratórios de realidade virtual existentes na Península, que privilegiam o sentido da visão e da audição, o Massive distingue-se por estudar a estimulação dos cinco sentidos em aplicações de realidade virtual, não só no que diz respeito à investigação mas também a um nível aplicacional, explica um comunicado do INESC.

“O fator diferenciador está na produção de soluções de realidade virtual multissensorial que permitem criar ambientes mais credíveis e eficazes em áreas como a educação, o treino e a certificação, a indústria, o turismo ou a saúde”.

O laboratório está equipado com as “mais recentes” tecnologias na área da realidade virtual, que se encontram organizadas em quatro salas: experimental, experimental multissensorial,  controlo e questionários.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *