Portugal inaugura laboratório de realidade virtual mais avançado da Península
Vai inaugurar em Portugal o laboratório de realidade virtual mais avançado da Península Ibérica. Chama-se “Massive Virtual Reality Laboratory” e abre portas na próxima segunda-feira, 18 de setembro. Localizado na […]

Rita Gonçalves
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
Vai inaugurar em Portugal o laboratório de realidade virtual mais avançado da Península Ibérica. Chama-se “Massive Virtual Reality Laboratory” e abre portas na próxima segunda-feira, 18 de setembro.
Localizado na Escola de Ciência e Tecnologia no campus da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em Vila Real, o novo laboratório do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) representa um investimento de 700 mil euros.
Ao contrário dos restantes laboratórios de realidade virtual existentes na Península, que privilegiam o sentido da visão e da audição, o Massive distingue-se por estudar a estimulação dos cinco sentidos em aplicações de realidade virtual, não só no que diz respeito à investigação mas também a um nível aplicacional, explica um comunicado do INESC.
“O fator diferenciador está na produção de soluções de realidade virtual multissensorial que permitem criar ambientes mais credíveis e eficazes em áreas como a educação, o treino e a certificação, a indústria, o turismo ou a saúde”.
O laboratório está equipado com as “mais recentes” tecnologias na área da realidade virtual, que se encontram organizadas em quatro salas: experimental, experimental multissensorial, controlo e questionários.