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Lisboa e Porto concentram metade dos centros comerciais do País

Por a 14 de Setembro de 2017 as 12:27
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Há 120 centros comerciais em Portugal que totalizam mais de três milhões de metros quadrados (m2) de Área Bruta Locável (ABL). São 280 de m2 por cada 1000 habitantes, valor superior à media europeia, segundo uma nova análise da consultora imobiliária Cushman&Wakefield (C&W).

As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentram metade da oferta, mais de 1,5 milhão de m2 de ABL, um total de 66 centros comerciais – 41 na Grande Lisboa e 25 no Grande Porto.

Entre janeiro de 2015 e junho de 2017, a consultora registou cerca de 800 operações de arrendamento de lojas nos centros comerciais portugueses, cifra que revela “o enorme dinamismo do setor, sobretudo a partir de 2015 quando os retalhistas retomaram os seus planos de expansão, capitalizando o aumento do consumo”, explica o relatório ““Centro Comerciais em Portugal”.

Desde 2003 o setor dos centros comerciais em Portugal captou 3.500 milhões de euros, 30% do total de investimento imobiliário comercial direto em Portugal. Estes ativos são apelativos para os consumidores e retalhistas, mas também para os investidores institucionais. Um total de 64% daquele investimento feito por operadores internacionais.

Por outro lado, o investimento indireto no setor, através da compra de unidades de participação em fundos especificamente dedicados à detenção e gestão de centros comerciais, é estimado em 1.500 milhões de euros, quase exclusivamente por parte de fundos estrangeiros.

Em média, o volume de investimento direto alocado cada ano a centros comerciais situa-se nos 230 milhões de euros, com o peso do capital estrangeiro a rondar os 70%. Nos últimos 17 anos, foram fechados 65 negócios de investimento em centros comerciais em Portugal, com um valor médio por operação de 60 milhões de euros.

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