Nova plataforma de ecommerce para retalho alimentar permite fazer compras em poucos minutos
Nasceu em Portugal uma plataforma de ecommerce desenvolvida para o retalho alimentar que permite aos utilizadores efetuar as suas compras em poucos minutos, dizendo os nomes dos produtos para o seu smartphone.
Chama-se Shelf.AI e aprende com o histórico de compras do cliente para mostrar os artigos mais relevantes no topo dos resultados de pesquisa, tornando mais rápido o processo de compra. À medida que o utilizador diz o nome dos artigos, estes são automaticamente adicionados ao carrinho de compras.
A inteligência artificial é utilizada na plataforma para conhecer os hábitos dos “shoppers” e possibilitar aos retalhistas manter conversações com os clientes, através das aplicações Amazon Alexa, Google Home, Microsoft Cortana ou Facebook Messenger.
“O sistema também entende a semântica de artigos, permitindo assim ultrapassar o ‘semantic gap’ entre a expressão e um SKU [referência]. Por exemplo, se procuramos “água” a Shelf.AI só mostra água para beber e ignora água destilada, água oxigenada, bolachas de água e sal, entre outras”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Norberto Amaral, Co-founder & Business Development da Shelf.AI.
O modelo de negócio da plataforma é Business to Bussiness (B2B). “Os nossos clientes são os retalhistas. Ainda não temos um retalhista que tenha libertado a plataforma para o cliente final”, explica Norberto Amaral.
A startup tecnológica, que se encontra em desenvolvimento, vai receber um apoio de 50 mil euros por parte da Comissão Europeia, através do programa SME Instrument. A Shelf.AI está incubada dentro da Xarevision, esta última uma ‘spin-off’ do INESC TEC, criada em 2006, que tem como seu principal parceiro a Sonae.
Notícia atualizada às 15:32