Data Center Homepage Newsletter

Comércio a retalho em Portugal cresce em julho acima da média europeia

Por a 6 de Setembro de 2017 as 14:34

O volume de vendas do comércio a retalho em Portugal aumentou 3,9% em julho face ao mesmo mês de 2016. Na União Europeia, o crescimento anual foi de 2,7% (2,6% na zona euro), de acordo com os mais recentes dados publicados pelo Gabinete de estatística Eurostat.

Depois de observar em junho um crescimento homólogo de 5,2% do volume comercializado, o retalho nacional mostra em julho um desaceleramento. No primeiro mês do segundo semestre as vendas no País caíram 0,6% em termos mensais.

Na União Europeia, a queda mensal ficou-se nos 0,2% (-0,3% na zona euro), devido à redução de 0,2% das vendas de produtos alimentares, bebidas e tabaco, já que o segmento de produtos não-alimentares manteve-se estável. As vendas de combustível também reduziram em 0,6% em julho, face ao mês precedente.

Em termos anuais, por outro lado, a subida homóloga de 2,7% verificada em julho no conjunto dos 28 estados-membros (que representa também uma quebra de ritmo uma vez que o crescimento homólogo em junho foi de 3,4%) deve-se ao aumento de 4% do agrupamento de produtos não-alimentares, de 1,4% dos bens alimentares, bebidas e tabaco e de 1,2% dos combustíveis. A Bélgica regista a pior performance em termos e evolução de vendas no retalho (-1%), enquanto a Eslovénia (+10%), a Roménia (+8,8%) e a Polónia (+7,9%) evidenciam os maiores aumentos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *