Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Primeiro hipermercado em Portugal é hoje o mais “verde do mundo”

Por a 30 de Agosto de 2017 as 12:07

O primeiro hipermercado em Portugal, inaugurado em Matosinhos pela Sonae em 1985, foi considerado o mais “verde” do mundo, pela LEED – Leadership in Energy and Environmental Design. Trata-se de uma organização do U.S. Green Building Council (USGBC), que avalia edifícios em fase de planeamento, construção ou em funcionamento para certificar o nível de sustentabilidade ambiental.

Um ano após a remodelação da loja, o hipermercado recebeu a certificação Platina da LEED. “Atualmente, existem apenas seis edifícios no mundo com o mesmo nível de certificação, três deles localizados na Europa. A LEED tem no seu portefólio a avaliação de 150 mil edifícios, de 150 países”, explica a Sonae.

O Continente de Matosinhos reflete o conceito de hipermercado do futuro da Sonae MC, a divisão de retalho alimentar do grupo da Maia. O prémio reconhece o projeto de otimização dos consumos de água e de energia e de reutilização e reciclagem de materiais materializado no espaço comercial.

“Esta é a segunda vez que uma loja Continente recebe a certificação máxima do LEED, depois de, em 2013, a loja Continente Bom Dia de São João da Foz, no Porto, ter recebido a distinção Platina”, lembra a Sonae.

O processo de certificação da LEED consiste na avaliação de 60 indicadores de sustentabilidade, que dão lugar, no seu conjunto, à atribuição de um máximo de 110 pontos. O Continente de Matosinhos obteve 80 pontos – relacionados com a construção do edifício, a eficiência hídrica e energética, a utilização e reutilização de materiais, a qualidade ambiental do espaço e a inovação, que depois se traduzem em quatro níveis de certificação – Certificado, Prata, Ouro e Platina.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *