Data Center Homepage Newsletter

Confiança de consumidores portugueses recua após bater recorde

Por a 30 de Agosto de 2017 as 17:17

O indicador de confiança dos consumidores apresenta em agosto a primeira queda após uma trajetória positiva iniciada em 2013, apesar da subida das expetativas em relação à situação económica do País.

Depois de em junho bater o recorde dos últimos 20 anos, a confiança dos portugueses diminui em agosto, como indicam os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em relação ao comércio, o indicador recua devido ao contributo negativo das apreciações sobre o volume de vendas, já que as prespetivas de atividade e opiniões face ao volume de stocks evoluíram positivamente.

Por sua vez, as opiniões dos consumidores sobre a evolução das poupanças no momento atual, as quais recuperaram nos últimos 12 meses, atingiram o valor máximo da série iniciada em agosto de 2000. Também as expetativas de evolução da poupança no futuro aumentam em agosto, após registarem uma queda nos dois meses antecedentes.

No que diz respeito aos serviços, o indicador de confiança interrompe este mês o trajeto positivo observado desde final de 2012. Verifica-se um contributo negativo do saldo das apreciações sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas, “mais intenso no segundo caso”. As perspetivas sobre a evolução da procura estabilizaram.

Quanto às indústrias transformadoras, o indicador diminui em julho e agosto. No mês em curso, as perspetivas de produção e as opiniões sobre a evolução dos stocks de produtos evoluíram negativamente, enquanto as opiniões sobre a procura global apresentaram um contributo positivo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *