Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

5 maiores operadores logísticos valem 40% da faturação do setor

Por a 28 de Agosto de 2017 as 12:37

O setor de operadores logísticos fechou 2016 com um volume de negócios de 510 milhões de euros, mais 2,4% face ao ano anterior, segundo um estudo da Informa D&B.

A pesquisa prevê que no final deste ano o setor cresça  3% para uma faturação de 525 milhões de euros. E estende esta estimativa de crescimento para 2018 quando este setor deverá alcançar um volume de negócios de 540 milhões de euros.

A evolução deve-se à “crescente externalização” das atividades de armazenamento, manipulação e transporte de mercadorias das empresas portuguesas, revela a Informa D&B. Mas também à a introdução de novos serviços com maior valor acrescentado, como “a expansão do comércio eletrónico e a crescente internacionalização da atividade das empresas portuguesas”.

Em 2016, o setor era constituído por 80 operadores logísticos, número que desceu ligeiramente nos últimos anos impulsionado por operações de concentração. As cinco maiores empresas geraram em conjunto cerca de 40% da faturação total.

Os produtos alimentares e bebidas eram no ano passado responsáveis pela maior parcela do volume de negócios dos operadores logísticos, representando quase 52% do volume total. A quota de mercado agregada das dez principais está acima dos 55%.

“Os segmentos de logística farmacêutica, transporte de mercadorias a temperatura controlada, logística inversa e os serviços associados ao comércio eletrónico são aqueles que apresentam perspetivas mais favoráveis”, indica o estudo.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *