Data Center Homepage Newsletter

Portugueses pretendem gastar €393 em compras para regresso às aulas

Por a 22 de Agosto de 2017 as 16:17

As famílias portuguesas pretendem gastar este ano, em média, 393 euros nas compras para o regresso às aulas. Desde 2013 que em Portugal não se estimava um gasto tão baixo na preparação de um novo ano letivo, revela o mais recente estudo do Observador Cetelem. 36% dos 600 inquiridos prevê dispensar 312 euros.

Em média, os portugueses tencionam gastar este ano menos 62 euros face aos 455 euros previstos na mesma época em 2016. Verifica-se ainda uma diminuição anual de 10% para 4% do número de agregados que esperam gastar mais de 1000 euros nas compras de regresso às aulas.

O canal online praticamente duplica a sua atratividade nesta época face ao ano transato. Se, em 2016, 22% dos portugueses pretendia efetuar as compras de preparação do ano letivo através da internet, este ano o valor cresce para os 43%.

“Temos hoje uma oferta cada vez mais alargada, desde papelarias, hipermercados e lojas online, que vieram aumentar a concorrência no setor e, consequentemente, beneficiar o consumidor. Além disso, as famílias aproveitam as promoções nas semanas que antecedem o regresso às aulas, que são cada vez mais vantajosas. Estes fatores estão entre as razões que justificam as intenções de gasto expressadas pelas famílias”, considera Pedro Camarinha, diretor de Distribuição do Cetelem.

Ainda assim, o número de pais que pretende poupar para a educação dos filhos tem vindo a aumentar. Em 2016, 30% referia ter poupanças para as compras de regresso às aulas, percentagem que subiu para os 48% este ano.

As compras são iniciadas até duas semanas antes do começo do ano letivo e a maioria das famílias (59%) prefere comprar material escolar e livros para os filhos num momento único. Já os adultos que estudam (7% da amostra) preferem comprar ao longo do ano.

O material escolar essencial, como mochilas, cadernos e canetas, além de materiais para a prática desportiva e materiais de apoio didático, ocupam a maior parte do carrinho de compras dos portugueses neste regresso às aulas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *