Data Center Distribuição Homepage Newsletter

Lidl é já a sétima maior retalhista do Reino Unido

Por a 22 de Agosto de 2017 as 17:55

As cadeias “discounter” alemãs Lidl e Aldi estão a ganhar terreno no mercado britânico. A Lidl subiu à sétima posição da lista das maiores cadeias de retalho alimentar do Reino Unido, tendo ultrapassado a Waitrose. De acordo com dados da Kantar Worldpanel UK, a retalhista alemã subiu 18,9% em vendas no mercado inglês em 12 semanas, até dia 13 de agosto. O que fez a sua quota de mercado bater o recorde de 5,2%.

Segundo Fraser MacKevitt, Head of Retail da consultora, as vendas das lojas Lidl estão a crescer 40% mais rápido junto das famílias face aos agregados sem crianças. “As famílias tendem a comprar mais artigos de cada vez que se dirigem às lojas, o que, com a ajuda do crescimento demográfico, faz com que o carrinho de compras nas lojas da distribuidora cresça de ano para ano”.

Por sua vez, as vendas da Aldi, que se encontra na quinta posição da lista das maiores retalhistas do Reino Unido, subiu 17,2% entre 21 de maio e 13 de agosto. A “discounter” atraiu mais 1,1 milhão de clientes às suas lojas que no mesmo período do último ano, aumentando a sua quota de mercado para os 7%.

Apesar do aumento em vendas (Tesco – 3%; Sainsbury’s – 2%; Morrisons – 2,6%; Asda – 1,4%), as quatro maiores retalhistas do mercado britânico perderam quota de mercado no período de referência. Atualmente estas representam 69,3% do mercado de retalho alimentar britânico, enquanto há cinco anos detinham 76,3% de quota. “E parece que vai continuar a diminuir nos próximos meses”, sublinha o Head od Retail da Kantar UK. A inflação dos preços de supermercado no Reino Unido cresceu ligeiramente para os 3,3% no período analisado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *