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Queijo Limiano vale 40% da faturação da Bel Portugal

Por a 17 de Agosto de 2017 as 12:20

A marca mais valiosa da Bel Portugal, a Limiano, instalou uma nova linha na fábrica de Vale de Cambra, em Aveiro, para lançar uma embalagem “única” no mercado nacional

A marca mais valiosa da Bel Portugal, a Limiano, é também a fabricante líder da categoria de queijo no retalho alimentar, com uma quota de mercado de 8% em valor, segundo dados da consultora Nielsen, citados por Cátia Dias, Marketing Manager de Limiano. Um total de 40% da faturação da Bel é resultado das vendas desta marca com 60 anos de história.

É da fábrica de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, que sai uma produção anual de 5000 toneladas dos vários produtos de Limiano – fatiado, bola e queijo curado. Foi nesta unidade industrial que a empresa de origem francesa, que produz a concorrente Terra Nostra nos Açores, instalou recentemente uma nova linha embaladora para lançar uma embalagem inovadora, “única” no mercado nacional. Dotada de um sistema fácil de abrir e fechar, a nova embalagem dispensa tesouras ou outros objetos na abertura e permite conservar o queijo no seu interior, eliminado a necessidade de utilizar uma caixa plástica.

“A maioria das famílias portuguesas acondiciona as fatias de queijo em caixas plásticas, por ser higiénico e manter o produto fresco. No entanto, esta prática está associada a mais tarefas domésticas e é menos sustentável. A partir desta constatação, começámos a desenvolver este projeto há vários meses. Nasceu assim a nova embalagem, prática e simples de utilizar mas ao mesmo tempo mais premium e apelativa”, explica em entrevista ao HIPERSUPER a Marketing Manager de Limiano.

As novas embalagens estão a ser progressivamente colocadas nos lineares dos pontos de venda à medida que as antigas são escoadas.

Nova imagem e assinatura

Além da embalagem, a marca da Bel apresentou uma nova imagem com um “design mais moderno, apelativo, envolvente e próximo das famílias portuguesas” e simplificou a sua assinatura para “Limiano, faz parte de família”. Para assinalar a renovação de imagem, lançou uma nova comunicação com base no conceito “Não precisamos ser perfeitos… precisamos é de viver mais a nossa família”. “Com as famílias no centro da nova comunicação, Limiano vem mostrar que a perfeição não existe, todos temos imperfeições e é isso que nos torna únicos e verdadeiros”. Com um tom descontraído e familiar, a marca incentiva os consumidores a viverem mais a família, incluindo as suas imperfeições, tantas vezes memoráveis, sublinha Cátia Dias.

Com a ambição de ser a marca de referência no mercado de queijo em Portugal, Limiano tem mais um projeto em curso. O lançamento da nova gama de amanteigados, no segmento de queijo de mesa.

O mercado de queijo em Portugal tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, contrariando a tendência de decréscimo das restantes categorias de láteos. O formato fatiado é um dos maiores segmentos do queijo flamengo, representando mais de 50% das vendas deste segmento e cerca de 20% do total do mercado de queijo.

A Bel é o fabricante líder no mercado de queijo em Portugal, com 20% de quota de mercado, segundo a Nielsen. Além de Limiano, detém a marca Terra Nostra, com uma quota de mercado em valor de 7,2%, e a A Vaca que Ri, com 2,7% de quota.

 

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