Data Center Homepage Newsletter

Retalho nacional regista segunda maior subida de vendas na UE em junho

Por a 4 de Agosto de 2017 as 11:36

O retalho luso regista uma evolução do volume de vendas de 2,4% em junho face a maio de 2017. O que atribui a Portugal a segunda maior subida mensal na União Europeia (UE), de acordo com os últimos dados divulgados pelo Gabinete de Estatística Eurostat.

No conjunto dos 28 estados-membros observa-se um aumento das vendas a retalho de 0,4% em junho (0,5% na zona euro). O maior crescimento mensal diz respeito à Croácia (5,8%) e, pela negativa, destacam-se a Lituânia (-1,7%) e Letónia (0,8%).

Comparando com o mesmo mês de 2016, Portugal cresceu acima da média europeia. O retalho nacional regista em junho passado uma subida das vendas a retalho de 5,3%, em termos homólogos, enquanto os países europeus verificam um crescimento de 3,1%, quer nos 19 países da zona euro quer no conjunto dos estados-membros. Esta evolução deve-se ao crescimento homólogo de 3,9% das vendas de produtos não-alimentares na UE, de 3,7% das vendas de combustíveis e de 2% do segmento que agrega alimentação, bebidas e tabaco.

Eslovénia (+10,2%), Croácia (+8,2%) e Eslováquia (+8,1%) ostentam as maiores subidas anuais. Portugal fica com a sétima maior subida da UE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *