O plano da Mercadona para digitalizar a cadeia de valor
A cadeia espanhola de supermercados Mercadona, que vai abrir as primeiras quatro lojas em Portugal em 2019, desenvolveu um plano de inovação digital para transformar e otimizar todos os processos da sua cadeia de valor – abastecimento, logística, finanças, recursos humanos, gestão de loja e relação com clientes.
Para o efeito, assinou um acordo a cinco anos com a tecnológica SAP para o desenvolvimento e execução do projeto de transformação digital.
A Mercadona vai implementar software e serviços da SAP, geridos a partir de uma cloud privada, que permitirá “reduzir os riscos de implementação, num ambiente totalmente escalável e seguro, a partir do qual serão operacionalizadas todas as aplicações de missão crítica, através de uma solução integrada que simplificará a gestão e a infraestrutura de Tecnologias de Informação (TI)”, explica a tecnológica em nota enviada à imprensa.
A plataforma SAP S/4HANA permitirá à retalhista alimentar “eliminar as tradicionais fronteiras entre sistemas transacionais, analíticos e de planeamento”, disponibilizando “informação instantânea e análises em tempo real”.
Os processos serão simplificados e padronizados, através de um sistema que elimina replicações de dados, conciliações ou redundâncias, de tal forma que a Mercadona conseguirá obter, “em qualquer momento, o dado único, verdadeiro e em tempo real em qualquer ponto dos seus processos”.
A Mercadona adotará também a suite da SAP para a indústria do retalho, desenhada para fornecer suporte aos processos básicos de distribuição, desde a gestão dos dados mestres até ao ponto de venda, o que permitirá oferecer “uma melhor experiência” e serviço aos clientes.
A nova solução fará ainda a avaliação precisa e em tempo real dos níveis de stock.